Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2011 as 12:00am

Itamaraty adia encontro do CRBE

Em uma nota divulgada na segunda-feira (21), pelo Itamaraty, o subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior ? SCBE

Em uma nota divulgada na segunda-feira (21), pelo Itamaraty, o subsecretário das Comunidades Brasileiras no Exterior – SCBE, Eduardo Gradilone, informou que a IV Conferência “Brasileiros no Mundo” não será mais realizada nos dias 5 a 7 de outubro como estava prevista. Não ficou bem claro os reais motivos deste cancelamento, mas uma nova data foi marcada para o primeiro semestre de 2012.

Para explicar o que levou ao adiamento da Conferência, o embaixador disse que foi porque vários projetos que seriam incorporados na conferência, ainda não estão prontos. “E um dos principais objetivos da conferência seria justamente analisar estes projetos”, salientou.

Na edição de segunda-feira, o Pastor Walter Mourisso, que é membro/suplente do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior – CRBE, solicitou que houvesse uma mudança do local onde acontecem as conferências, justamente por onerar despesas aos cofres públicos brasileiros. Ele garante que o adiamento não tem nada a ver com seu pedido, mas explica que seria uma boa hora do MRE analisá-lo.

Mourisso sugeriu que as conferências fossem realizadas nos continentes onde os brasileiros estão morando. “Ou seja, uma conferência na América do Norte, uma na Europa, uma na Ásia e assim por diante. Desta forma o Governo Brasileiro não gastaria com passagens aéreas, hospedagens dos participantes e economizaria muito”, fala salientando que outro fator positivo é que possibilitaria muito mais brasileiros de participarem dos eventos.

A nova data ainda não foi marcada e apenas se sabe que será entre os meses de janeiro a junho do próximo ano. O Itamaraty e o MRE não responderam a pergunta de que se o cancelamento foi motivado para estudar a proposta de Mourisso. “Com este adiamento teremos mais tempo para criarmos projetos pilotos”, finaliza Gradilone.

Mas um ponto importante de que a sugestão de Mourisso pode estar em processo de estudo é que a nota divulgou que enquanto não fica definida a nova data, o Itamaraty promoverá reuniões regionais com o CRBE e desta forma além dos membros do Conselho, representantes da comunidade poderão participar.

Fonte: (Luciano Sodré)

Top News