Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/08/2011 as 12:00am

Terremoto gera pânico e desespero entre brasileiros na região leste

Na tarde desta terça-feira (23), um forte tremor de terra com epicentro situado no estado da Virginia, atingiu a região leste dos EUA, pegando de surpresa os brasileiros de New Jersey e New York

Um forte tremor de terra com epicentro situado no estado da Virginia, atingiu toda a região leste dos EUA, na tarde desta terça-feira (23). Segundo o Serviço Geológico dos EUA, o terremoto foi sentido em várias regiões do nordeste do país, inclusive em Washington, Nova York, em Boston e diversas regiões de Massachusetts. Prédios foram preventivamente esvaziados e pessoas evacuaram residências.

Diversos brasileiros afirmam terem temido por suas vidas durante o tremor de cinco segundos, que segundo depoimentos, foi sentido até mesmo no Canadá.  O epicentro do tremor foi localizado entre as cidades de Charlottesville e Richmond, a uma profundidade de um quilômetro. Segundo avaliações prévias, o terremoto teria atingido a magnitude de 5,8 na escala Richter.

Medo e Desespero
O abalo ocorreu às 1:51pm em horário da costa leste. Prédios comerciais e até mesmo as  prefeituras, foram esvaziadas.  “Eu estava na rádio quando eu senti o prédio sendo empurrado de um lado para o outro. Até brinquei com a minha colega de trabalho, Karina, brincando que poderia ser um terremoto. Quando fui ver a notícia, tomei um susto e fiquei super espantado. Fui a um restaurante em Framingham – MA, e todos estavam comentando sobre o tremor” afirma o radialista o Leandrinho. 

“ Eu pude sentir o tremor em Marblehead” afirmou Maurício Rocha. “Estava no sétimo andar, quando tudo começou a tremer, cheguei até a escutar o barulho de ‘nheco, nheco’, achei que fosse os vizinhos” afirmou uma brasileira de Lynn –MA. “Na prefeitura de Jersey City, sentimos o tremor, e algumas pessoas entraram em pânico imediato, outras não entendiam o que estava acontecendo, soou o alarme e todos começaram a evacuar. Foram vários minutos de desorientação, pensei que algo estava errado comigo, pois fiquei tonta. Depois pensei no pavor que deve ter sido para quem estava no centro do tremor” afirmou Rozani Pelc-Penteado, que reside em New Jersey. “O pessoal saiu de um prédio de 13 andares, correndo para a rua, com medo” afirmou Francis Campos, de Elizabeth – NJ.

Embora ainda não se tenha dados oficiais de vítimas, muitos afirmam que sofreram prejuízos com o incidente. “ Eu estava falando com a minha família pela internet, quando senti o tremor e meu laptop quebrou ao cair no chão. Tive que ligar do meu celular para os meus pais, para explicar o que tinha ocorrido. Eles estavam aterrorizados e preocupados ” afirma a jovem Marília Gonçalves, que reside no bairro Ironbound, em New Jersey.

O terremoto também foi sentido na ilha de Martha's Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família.

As torres de controle dos aeroportos JFK e Newark, que servem à região de Nova York, foram esvaziadas, e os voos foram interrompidos durante cerca de uma hora para averiguação de possíveis danos nas pistas.

Também houve atrasos em voos em Washington e na Filadélfia.

Dois reatores nucleares da Estação de Energia de North Anna foram automaticamente desligados por sistemas de segurança no momento em que o terremoto foi registrado, disse um porta-voz da Comissão Regulatória Nuclear dos EUA. A planta fica no mesmo condado onde ocorreu o epicentro do tremor.

O terremoto também foi sentido na ilha de Martha's Vineyard, em Massachusetts, onde o presidente Barack Obama passa férias com a família.

Inicialmente, o Serviço Geológico dos EUA havia medido a magnitude do tremor em 5,8.

Fonte: ( Com informações de agências de notícias / ABTN)

Top News