Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/09/2011 as 12:00am

Tragédia em Milford gera polêmica contra imigrantes

Os condados de Worcester, Bristol e Plymouth já iniciaram uma campanha para tentar implementar o programa em suas regiões

O caso de um acidente automobilístico envolvendo um imigrante indocumentado e que terminou com a morte de um jovem, acendeu os ânimos das autoridades que defendem a urgência da aplicação do programa “Secure Communities” em Massachusetts. Nesse semana, quem se pronunciou foi o Worcester County Sheriff Lewis Evangelidis, que enviou uma carta ao ICE, pedindo a aplicação do programa no seu condado.

A reação anti-imigrante se deu a partir de um trágico incidente envolvendo um indocumentado criminoso. No dia 20 de Agosto, o equatoriano Nicholas Guaman conduzia, sob efeito de bebida alcoólica, o seu veículo, quando avançou um sinal de “stop” e atingiu um motociclista arrastando-o por cerca de 400 metros. O acidente terminou com a morte do motoqueiro, Matthew Denice, e a prisão do imigrante. Nicholas declarou-se inocente das acusações de homicídio, dirigir sob influência do álcool, abandonar o local do acidente, avançar sinal de parada obrigatória, direção perigosa, dirigir sem carteira de motorista válida nos EUA e resistir à prisão. A comunidade de Milford, Massachusetts, onde aconteceu o acidente, ficou revoltada e as autoridades acaloraram as discussões sobre a implantação do programa criado para deportar imigrantes perigosos.

Em uma coletiva de imprensa organizada na Worcester County House of Correction, Evangelidis assinou uma requisição pedindo a participação no programa Secure Communities, afirmando que a morte de Matthew Denice o fez refletir sobre a importância da iniciativa. “ Eu vou fazer qualquer coisa para evitar que uma tragédia dessas aconteça novamente” afirmou ele. Juntamente com o xerife, os xerifes de Bristol County e Plymouth County também apóiam a implementação do programa.

Após enviar uma carta ao governador Deval Patrick pedindo apoio ao Secure Communities, Evangelidis recebeu uma resposta de Patrick contestando seus argumentos. “ A imigração indocumentada não matou essa pessoa. Foi um motorista embriagado que matou, e nós temos leis para serem aplicadas em relação à casos como esse” afirmou o governador, contestando a opinião do xerife. O chefe de polícia de Milford, Thomas O´Loughlin, também disse que defende o programa e afirma que os imigrantes não precisam temê-lo, “pois ele tem como objetivo único prender e deportar os imigrantes que apresentem perigo à comunidade”. Ele cita o caso de Nicholas, que já tem antecedentes criminais e já teria sido deportado se este programa estivesse sendo aplicado há mais anos. “Desta vez, ele foi entregue nas mãos do Departamento de Imigração”, acrescenta.

Fonte: (da redação)

Top News