Publicado em 7/09/2011 as 12:00am

Presidenta Dilma Rousseff recebe homenagem em NY

Dilma será homenageada pelo Wilson Center na abertura dos debates da 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas

O Woodrow Wilson International Center for Scholars homenageará a Presidente Dilma Rousseff com o Prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público em jantar beneficente a realizar-se em Nova York, no próximo dia 20 de setembro. “A história da Presidente Dilma Rousseff inspira milhões de mulheres em todo o mundo a buscar posições de liderança em variados campos”, disse Jane Harman, presidente e principal executiva do Woodrow Wilson Center. “Estamos felizes por poder honrar a dedicação da Presidente do Brasil ao serviço público e à liderança, quem tão bem traduz o legado de Woodrow Wilson.”

A líder brasileira será homenageada pelo Wilson Center na véspera de se tornar a primeira mulher a abrir os debates da 66ª Assembléia Geral das Nações Unidas. Concedido nas categorias de Serviço Público e de Cidadania Corporativa, o Prêmio Woodrow Wilson celebra líderes de governos, de empresas, de organizações cívicas, das artes e das ciências que trabalham para melhorar o mundo ao seu redor, refletindo o espírito de Woodrow Wilson, que governou os Estados Unidos de 1912 a 1921 e é um dos três presidentes dos EUA ganhadores do Prêmio Nobel da Paz.

Os empresários Josué Gomes da Silva, presidente da Coteminas, empresa brasileira global do setor têxtil, e John Melo, o principal executivo da Amyris, empresa de biotecnologia da Califórnia com investimentos crescentes no Brasil, serão os presidentes de honra do evento. A Alcoa, o Grupo Gerdau, a Merck e a Coca-Cola Company são Patrocinadores Globais da homenagem à Presidente da República. Os Patrocinadores Internacionais incluem Embraer, Bunge e Cummins, segundo o comunicado enviado pela instituição.

O Prêmio Woodrow Wilson de Serviço Público já foi concedido, entre outros, ao Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (2009), à médica pediatra Zilda Arns (2007), fundadora da Pastoral da Criança que morreu no terremoto de janeiro de 2010 no Haiti, e ao jornalista Ruy Mesquita (2006). Os empresários Maurício Botelho e Jorge Johannpeter Gerdau foram agraciados com o Prêmio Woodrow Wilson de Cidadania Corporativa em 2006 e 2007, respectivamente.

Os fundos arrecadados com o jantar serão dedicados inteiramente a apoiar as atividades do Brazil Institute do Wilson Center. Apartidário, o Brazil Institute dedica-se a promover uma maior compreensão dos temas brasileiros na capital dos Estados Unidos. O instituto, que é dirigido pelo jornalista Paulo Sotero, realiza sua missão por meio de pesquisas, palestras, conferências e missões de estudos de temas de políticas públicas relevantes para o Brasil e suas relações com os Estados Unidos. Nos últimos anos, o Brazil Institute tem-se voltado crescentemente para temas globais como inovação, mudança climática e governança democrática, que dão lastro à ascensão do Brasil na esfera regional e como ator global. Informações mais detalhadas sobre o programa do Brazil Institute estão disponíveis no site www.wilsoncenter.org/brazil.

Fonte: (da redação)