Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/09/2011 as 12:00am

Projeto similar ao Dream Act pode entrar em vigor na CA nessa semana

Segundo o ativista Jorge Mario Cabrera disse ao portal Huffington Post, a California é porém o primeiro estado do país

  

Em meio à inação do congresso federal em passar o projeto Dream Act, que beneficiaria os mais de 1.9 milhões de estudantes indocumentados do país, a Califórnia finalmente passou a segunda parte de um projeto similar, que vai propiciar que jovens talentos do estado possam se matricular em instituições de ensino superior utilizando ajuda financeira do governo, para bolsas estudantis.

Em julho, o governador da Califórnia, Jerry Brown, assinou a primeira parte do projeto, AB130, que somente garantia que os indocumentados pudessem se matricular nas universidades utilizando financiamento privado para bolsas estudantis .  A notícia foi vista com esperança para a aprovação da segunda parte, e até mesmo pressionar para que o congresso federal atuasse na questão em âmbito nacional.

Na sexta-feira, dia 9, a câmara estadual  aprovou a segunda parte do projeto, AB131, que  permitirá a milhares de estudantes indocumentados possam ter acesso a bolsas públicas para darem prosseguimento aos seus estudos. A lei está sendo considerada a maior relativa ao assunto, já votada no estado. Por 45 votos a favor e 27 contra a medida foi aprovada e deve será assinada na próxima semana pelo governador democrata.

Segundo especialistas, a medida tem sido vista como uma maneira de incentivar economia do estado, abrindo portas para que os imigrantes se sintam confortáveis de investir seu dinheiro na educação superior, garantindo também que talentos em diversas áreas possam contribuir para o país quando se formarem.

Doze estados no país já oferecem o benefício da in-state tuition, concedendo o direito a jovens indocumentados de pagarem o mesmo valor que os residentes americanos. Além da California, também estão Connecticut, Illinois, Kansas, Maryland, Nebraska, New Mexico, New York, Oklahoma, Texas, Utah, e Washington. A California agora se une ao Texas e ao New Mexico como os únicos estados que oferecem ajuda financeira aos estudantes indocumentados.

Segundo o ativista Jorge Mario Cabrera disse ao portal Huffington Post, a California é porém o primeiro estado do país a oferecer uma ajuda mais ampla e realmente benéfica aos imigrantes.  “A AB131 faz uso do talento e esforço dos filhos de imigrantes que foram criados na Califórnia e reconhece o valor de muitos jovens” afirmou ele, que também atua sendo o porta-voz da Coalizão de Los Angeles pelos Direitos Humanos dos Imigrantes (CHIRLA).

Fonte: (da redação)

Top News