Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/10/2011 as 12:00am

Boatos de blitz de Imigração causam pânico entre brasileiros

Com mensagens de celular e ligações desesperadas, os boatos se espalharam por toda a comunidade, causando medo e apreensão

Desde a última semana, a comunidade brasileira segue em pânico por conta de uma série de boatos sobre supostas blitzes do ICE em cidades como Somerville, Everett e rodovias como a I-93 e a I-95. Com mensagens de textos de celular e ligações desesperadas, os boatos se espalharam por toda a comunidade que se mantém apreensiva desde então.

As suspeitas de Blitz se iniciaram na sexta-feira(21), quando diversos brasileiros foram notificados por amigos e familiares que o ICE estaria realizando uma operação especial em Everett, que supostamente, seria uma armadilha para deter indocumentados. A equipe do jornal Brazilian Times foi até o local identificado no momento da denúncia, e não encontrou nenhum indício de blitz. “Eu sou cidadã americana, e para garantir a segurança de amigos e conhecidos, resolvi ir ao local assim que soube do boato. Não encontrei nada, além de carros da polícia em pontos diversos da cidade, mas que não significa uma ‘armadilha’” afirma uma brasileira que prefere não se identificar.

A partir do episódio em Everett – MA, a onda de pânico se espalhou, com novos boatos sendo espalhados de forma viral via mensagens de celular. “Desde sábado, tenho recebido várias mensagens iguais, de pessoas diferentes, alertando sobre blitz na Broadway e na estação de trem Sullivan Station, em Somerville. Mas até agora não soube de ninguém que foi pego. Ontem mesmo (quarta-feira), recebi uma outra mensagem falando de uma blitz do ICE na I-93, que também ouvi falar que tenha sido um alarme falso, pura mentira para assustar os brasileiros” afirma um outro brasileiro, indocumentado e que relata que ao receber os boatos, se assustou. “É claro que no começo eu fiquei com medo. Moro em Medford, e sempre pego a 93 para voltar para casa.  Não sabia o que fazer, e naquele dia até evitei passar pela rodovia para não correr o risco de ser pego” confidencia ele, que posteriormente também  ouviu o boato de uma blitz no Rotary de Medford.

A seguinte mensagem, ‘A polícia de imigração está fazendo blitz na 92 sentido norte, já pegou 20 brasileiros, passa frente’  foi notificada como recebida por dezenas de brasileiros na manhã de quinta-feira. Na quarta-feira, vários brasileiros receberam mensagens alertando sobre uma suposta blitz na Sullivan Station em  Somerville, que também não foi confirmada pelas autoridades. Procurada pela nossa equipe de reportagem, a assessoria do ICE não confirmou as batidas, e nenhum comunicado sobre as mesmas, foi publicado.

Na quinta-feira, a denúncia da blitz na Broadway de Somerville foi reportada como sendo uma obra da companhia de eletricidade Nstar, e a ‘suposta’ batida da Sullivan como sendo apenas um carro que foi parado pela polícia por estar em condições suspeitas de condução ou velocidade acima do permitido.

Até o fechamento dessa edição, nenhum caso de brasileiro detido pela Imigração foi confirmado ou divulgado pelo ICE ou pelas polícias das cidades em questão.

Fonte: (da redação)

Top News