Publicado em 28/11/2011 as 12:00am

Embaixada dos EUA faz mutirão de vistos no Brasil

Procura por vistos de não-imigrantes cresceu 230% desde 2006, diz órgão. Embaixada afirmou que quer duplicar número de funcionários consulares.

A embaixada dos Estados Unidos em Brasília realiza na próxima quarta-feira (30), um mutirão para renovação de vistos. No terceiro mutirão de 2011, a embaixada espera conceder o serviço a mais de mil pessoas durante o feriado do Dia Nacional do Evangélico.

De acordo com a embaixada, o programa atende a crescente demanda por viagem ao país, que aumentou 230% para vistos de não-imigrantes desde 2006. A organização disse ainda que pretende duplicar o número de funcionários consulares em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife.

De janeiro a novembro deste ano, a missão diplomática no Brasil prestou o serviço a 812.282 brasileiros. A embaixada informou que pessoas que tenham visto com validade vencida há menos de um ano precisarão apenas registrar as impressões digitais.

Mutirão de vistos é o segundo somente em 2011

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília e os consulados em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife realizaram 4.335 entrevistas de pedidos de visto em julho. Batizado de "supersábado de vistos", o mutirão terminou com 749 entrevistas em  Brasília, 2.053 em São Paulo, 1.100 no Rio de Janeiro e 433 em Recife.

Segundo a embaixada americana, os negócios e o turismo entre o Brasil e os Estados Unidos cresceram muito nos últimos anos. Em nota divulgada há alguns meses, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, Thomas Shannon, afirmou que espera que o esforço ajude brasileiros com planos de viagens de turismo, negócios ou estudos. "A missão dos EUA no Brasil está fazendo esse trabalho extra para ajudar os brasileiros a viajarem para os Estados Unidos," declarou. 

Fonte: (da redação)