Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/12/2011 as 12:00am

Viagem de governador de MA ao Brasil termina com acordos

Depois de uma viagem de quatro dias ao Brasil, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, retorna aos EUA com perspectivas comerciais após encontros com alguns representantes políticos, empresários e pesquisadores em Brasília, São Paulo e Rio de Janeir

  

Por Claudia Carmo


Depois de uma viagem de quatro dias ao Brasil, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, retorna aos EUA com perspectivas comerciais após encontros com alguns representantes políticos, empresários e pesquisadores em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro.

Denominada Massachusetts/Brasil  - Missão Economia da Inovação 2011, a viagem visou solidificar ainda mais a relação que Massachusetts tem com o Brasil e destacar tudo o estado tem a oferecer para o Brasil, com concentração na criação de empregos em diversas áreas, como Educação, Informática, Pesquisa, Agricultura, Energia, e também focada em acordos comerciais entre empresas brasileiras e instituições americanas.

A missão teve inicio em Brasília, onde foi assinado um memorando de entendimento entre a Universidade de Massachusetts e a EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) ,que permite acordos de cooperação científica, como intercâmbios de pesquisadores e ofertas de bolsas de pós-graduação. O objetivo é desenvolver atividades de pesquisa para aumentar a presença, nos Estados Unidos, de produtos agrícolas tropicais, procurados por brasileiros e hispânicos que vivem no país.

Em seguida, Patrick se reuniu com o Embaixador dos EUA no Brasil,Thomas Shannon e também com o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação,  Aloizio Mercadante , o Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e  o Ministro das Minas e Energias, Edson Lobão, onde foram discutidas as oportunidades de parceria econômica e criação de empregos.

Criação de novos empregos nas áreas de Ciências e Tecnologia

Na terça-feira(06),  Deval Patrick e sua comitiva se reuniram na  Fapesp - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, onde foi colocada a intenção de criar novas oportunidades de empregos e iniciativas para cultivar parcerias na indústria de Ciência e Tecnologia, com a colaboração entre Massachusetts e o Brasil no setor. “Hoje nós estamos explorando maneiras de ampliar as oportunidades de crescimento e de emprego para ambos os países” afirmou o governador.

O presidente da Universidade de Massachusetts, Robert L. Caret, declarou estar satisfeito com os esforços realizados.  "Estamos ansiosos para expandir nossas pesquisas com colaborações advindas do Brasil. Agradecemos ao governador Patrick por abrir portas e alimentar relacionamentos. Nossa proposta é fortalecer a Universidade de Massachusetts, e estamos ansiosos para formar parcerias que pagará dividendos acadêmicos e econômicos"

Com agenda cheia em São Paulo, o governador se dirigiu para o centro de São Paulo, para uma breve visita ao Prefeito Gilberto Kassab, onde  falaram sobre os imigrantes brasileiros que moram em Massachusetts e as perspectivas de negócios entre os dois estados. Kassab ainda presenteou Deval Patrick com um livro que conta a história de São Paulo.

Na quarta-feira(07), Patrick realizou um encontro no Palácio do Governo de SP com o governador Geraldo Alckmin.  O principal assunto discutido foi a possibilidade de parceria entre Massachusetts e São Paulo, em investimentos nos setores de Energia, Biotecnologia e Tecnologia da Informação, além do desenvolvimento de um modelo de educação focado no intercâmbio entre os dois estados. O encontro terminou com discussão sobre a crise econômica mundial.

Ainda na tarde de quarta, Deval Patrick se reuniu com  Marcial Portela, presidente do banco Santander,  para anunciar o ‘EUA- TOP Massachusetts Program’, uma iniciativa que irá promover o intercâmbio acadêmico de professores e alunos entre várias universidades brasileiras e norte-americanas. Através, o Banco Santander vai financiar, sete projetos por ano para estudantes, professores, com pós-doutorados e pós-graduações em Massachusetts. As universidades americanas que participarão do intercâmbio são:  Universidade  de Massachusetts, Boston University, Brown University, Harvard University, Massachusetts Institute of Technology e Northeastern University.  As universidades brasileiras participantes serão:  Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista e Universidade Estadual de Campinas.

Investimentos e parcerias na Arte, na Cultura e em tecnologia

Cumprindo a agenda do seu último dia da visita, na cidade do Rio de Janeiro, o governador Deval Patrick e representantes participaram de uma mesa redonda, na manhã desta quinta(08), no Museu de Belas Artes (MFA) para discutir a colaboração e oportunidades de emprego e desenvolvimento econômico no setor cultural. "O Museu de Belas Artes é uma jóia cultural de Massachusetts e estou otimista para ajudar o MFA a construir parcerias com instituições brasileiras. Isso vai levar a novas oportunidades em  empregos, Turismo e Cultura”, disse o governador.

Para encerrar a missão, o governador e sua comitiva se reuniram na Universidade Federal do Rio de Janeiro com representantes da EMC Corporation, para falar sobre o novo centro de pesquisa tecnológica na universidade. "É muito bom ver uma empresa com sede em Massachusetts, como a EMC, crescer no Brasil. Isso irá reforçar a conexão Massachusetts-Brasil e vai ajudar a desenvolver nossas economias com inovação para os próximos anos”, finalizou Deval Patrick.

Fonte: (da redação)

Top News