Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/12/2011 as 12:00am

Governo de MA anuncia programa beneficia brasileiros

Após uma visita de 4 dias ao Brasil no começo do mês, Deval Patrick anunciou nessa semana o programa TOP USA-Massachusetts Program, que gerará intercâmbio estudantil entre universidades do estado com instituições brasileiras

Depois de uma viagem de quatro dias ao Brasil no começo de Dezembro, o governador de Massachusetts, Deval Patrick, retornou aos EUA com boas perspectivas comerciais após encontros com alguns representantes políticos, empresários e pesquisadores em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Nessa semana, Patrick publicou um documento co-assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, revelando planos e impressões sobre os encontros, e divulgando o programa TOP USA-Massachusetts Program, programa de intercâmbio estudantil entre universidades do estado com instituições brasileiras.

No comunicado, foram elucidados números comerciais entre Brasil e Massachusetts, e divulgando-se também parcerias que podem estar no calendário estadual para os próximos anos. “Como governadores, somos cientes de que a economia global não espera por ninguém. Você ‘pega o ônibus ou deixa ele passar”. No caso de Massachusetts e São Paulo, nós não querendo apenas estar dentro do ônibus, queremos também dirigí-lo. Nesse espírito, vemos grandes oportunidades para fortalecer e crescer as relações entre os dois estados” afirma a carta.

O Brasil tem se tornado um dos maiores parceiros comerciais de Massachusetts nos últimos anos.  Em 2010, o comércio entre o estado com o Brasil chegou a $475 milhões, sendo $396 milhões em exportações de Massachusetts para o Brasil e $80 milhões em importações brasileiras para o Bay State.

Nesse ano, as exportações de Massachusetts para o Brasil estão 31% maiores. O estado de São Paulo é responsável por 33% do PIB brasileiro, e é um parceiro comercial em vista por Massachusetts. “O nosso estado é o lar de uma das maiores comunidades brasileiras nos EUA, uma comunidade com alto índice de empreendedorismo e que contribui com a economia local” afirmou Patrick.

A carta também pontuou acerca dos pontos de inovação em que o Brasil se destaca como a Tecnologia de Informação e o Bioenergia. A delegação de Massachusetts se encontrou com líderes empresariais, universitários e governamentais no Brasil, que incluiu uma visita de dois dias à São Paulo para projetos de parceria em criação de empregos e oportunidades em áreas de tecnologia, energia limpa, ciências, educação e artes.

Como resultado dos diversos encontros, foi anunciado no comunicado, a implementação do programa  TOP USA-Massachusetts Program, que vai oferecer a possibilidade de estudantes brasileiros estudarem em instituições como a UMass e outras faculdades em Massachusetts, bem como disponibilizar a oportunidade de americanos de estudarem no Brasil. “ Estamos muito satisfeitos de realizar essa parceria que envolve ampliar as nossas plataformas de pesquisa. Estamos confiantes que Massachusetts e São Paulo vão assim, ganhar o futuro” finalizou Patrick.

Fonte: (da redação)

Top News