Publicado em 9/01/2012 as 12:00am

Brasileiros revelam como lidam com inverno nos EUA

Muitos brasileiros revelam que apesar de viverem há alguns anos nos EUA, o frio ainda é uma das maiores barreiras para a adaptação no país

Nos últimos dias, o frio pegou muitos brasileiros de surpresa, com temperaturas abaixo de zero em toda New England. Mesmo aqueles que moravam no Sul do Brasil, sentiram a mudança brusca de temperatura, com os termômetros registrando o dia mais frio desde março do ano passado.

Fernando Alves, natural de Alvarenga (MG), residente há nove anos em Medford (MA) disse que o inverno `é a pior época do ano`, inclusive para trabalhar. “Eu trabalho no ramo de construção civil e muitas vezes deixo o serviço por causa do frio, é impraticável trabalhar do lado de fora da casa”, contou.

Alguns brasileiros revelam que apesar de já terem passado muitos invernos nos EUA, a baixa temperatura, o dia escurecendo mais cedo e as tempestades de neve são muitas vezes os fatores desanimadores, que em alguns casos pode até levar a pessoa à depressão.

Alessandro Pereira, natural de Resplendor (MG), residente há nove anos em Everett (MA) disse que nos dias frios fica mais triste e certas vezes até nervoso. “Fico estressado com o frio. Sinto mais vontade de ficar em casa e a neve só é boa  para praticar snowboarding, do contrário é só dor de cabeça. Não me acostumo com o frio e fico tenso, temos que ter mais cuidado ao dirigir, pois a neve desliza. Conto os dias para a chegada do verão, assim poderei fazer um churrasquinho do lado de fora da casa”, disse.

Para combater o frio, os brasileiros contaram que o aquecedor do carro e da casa sempre ficam no máximo, sair agasalhado além de driblar o frio evita resfriados, bebidas quentes durante o dia também ajudam a aquecer o corpo. O inverno apesar de não ser a preferência dos brasileiros entrevistados pelo BT, pode ainda ser uma boa época do ano para passar mais tempo com a família. Programas caseiros, como encontros com amigos à beira da lareira, também é uma boa opção para quem quer afastar a tristeza que muitos dizem sentir no inverno.

Apesar de estar há pouco tempo nos EUA, aproximadamente dois anos, Daniel Turine, natural de Holambra (SP), residente em Everett (MA) revelou que gosta do tempinho frio e além disso, segundo ele é no inverno que as oportunidades de trabalho surgem com mais frequência. “Eu gosto do inverno e não me incomodo com o frio. Nessa época do ano durmo melhor e acho as tempestades de neve lindas. Devido ao fato das pessoas ficarem mais tempo em casa e, consequentemente mais tempo na internet, isso faz com que os computadores fiquem mais vulneráveis e é aí que eu entro com o meu trabalho. Eu conto os dias para o inverno chegar e eu poder fazer uma graninha extra”, contou.

Fonte: (Por Larissa Gomes)