Publicado em 16/01/2012 as 12:00am

Brasileiros revelam o que esperam do próximo presidente dos EUA

No dia 6 de novembro de 2012, acontecerá a 57° eleição presidencial nos EUA.

Barack Obama, do partido Democrata, tentará a reeleição, e o país ainda assiste à disputa interna no partido republicano, para decidir o seu rival. Confira o que os brasileiros residentes em Massachusetts esperam do novo presidente americano.

Alex Costa, natural de Brasília (DF), residente há 10 anos em Somerville (MA)

“Espero que o Obama continue no poder, acredito na política democrata voltada para a classe média e trabalhadora. Ele tem feito um bom trabalho e nada muda de uma hora para outra, as mudanças virão com o tempo e em breve as ações do atual presidente surtirão efeito”

Carlo Carmo, natural de Mantena (MG), residente há 20 anos em Everett (MA)

“Se eu pudesse votar, eu votaria no Obama na próxima eleição, porque sou contra os canditados republicanos como o Mitt Rommey, que considero muito radical, pelo que tenho visto nos discursos dele. Penso que o Obama está fazendo o ‘dever de casa’ e desejo que se reeleito, crie novos empregos, porque é isso que está faltando. Os EUA estão em crise e seria mais fácil se o Obama tivesse mais apóio no congresso, tenho certeza que ele faria mais pelo país”

Jaqueline Muniz, natural de Vitória (ES), residente há 10 anos em Malden (MA)

“Eu gosto do Obama, e acho que a política dos Republicanos não é a favor dos imigrantes. Para ser sincera eu esperei muito do atual presidente e não vi muitas mudanças, mas ainda assim daria uma nova chance para ele. Espero que o próximo governo olhe com mais atenção para a saúde, está muito difícil para nós imigrantes renovar o ‘Free Care’ e só um Democrata poderá nos ajudar nisso”

Zita Martins, natural de Belo Horizonte (MG), residente há 13 anos em Everett (MA)

“Obama disse que faria muito pelos imigrantes nos primeiros 100 dias de governo, e não fez nada em quatro anos. Ele pegou o país quebrado. Espero que o próximo presidente melhore a economia, os preços dos alimentos, gasolina, entre outras coisas que subiram muito de valor. Meu dinheiro não rende mais como antes”

Joaquim Martins, natural de Ipatinga (MG), residente há 14 anos em Everett (MA)

“A única coisa que espero do próximo presidente é a restauração da economia. Obama está conseguindo reerguer o país, na minha opinião. Também gostaria de ver mudanças nas leis de imigração, eles precisam entender que o país depende dos imigrantes, fazemos trabalho que os americanos não querem, precisamos ser mais valorizados”.

Breno Polese, natural de Ipatinga (MG), residente há sete anos em Malden (MA)

“Espero que o novo ou atual presidente, no caso de reeleição, faça algo pelos indocumentado. Eu por exemplo, tenho uma empresa e pago muitos impostos, mas não tenho retorno algum, pelo contrário, por eu ser indocumentado pago mais caro pelos serviços que preciso. Eu estou ajudando a construir um reformatório para jovens e tenho visto muito deles revoltados, acho que o governo poderia auxiliar mais os pais na educação dos filhos também, porque eles são o futuro da nação”

Fonte: (por Larissa Gomes)