Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/02/2012 as 12:00am

Workshop de Voz com Ziza Fernandes em Cambridge - MA

Ziza possui 10 discos lançados e é referência em técnicas de canto

Integrantes de várias Comunidades Católicas, se reuniram no salão da Paróquia Santo Antônio de Cambridge, MA, para o Workshop de Voz ministrado pela cantora e compositora Ziza Fernandes na última semana.

Ziza Fernandes é bacharel em Musicoterapia desde 1998, pela Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba. Tem realizado por todo o Brasil um trabalho de Formação Vocal e de Interpretação da Voz, voltado para uma melhor qualificação dos profissionais e amadores da voz e do corpo. O primeiro fruto deste trabalho está documentado no livro intitulado: “Voz, expressão da vida”, lançado pela Editora Paulinas em 2005. Ziza possui cerca de 10 discos lançados de forma independente e principalmente junto com as Paulinas.

Ela começou o workshop contando a história de Immaculée Llibagiza, que aos 22 anos, ficou confinada num banheiro, com mais sete mulheres, por três meses, ouvindo ameaças e a notícia aterrorizadora de que seu povo e sua família haviam sido massacrados, durante o genocídio que destruiu a Ruanda em 1994. Provocados por conflitos étnicos entre os grupos: Tutsis e hutus.

Quando Immaculée viu o homem que matou toda a sua família, ela ficou muda e a única palavra que conseguiu falar foi: eu te perdoo. Isto para confirmar que diante de uma dor, de uma tragédia a voz humana pode sofrer sérios consequências, ou seja, a nossa voz reflete o nosso estado emocional. E falou da sua experiência de perdão.

Em seguida costurou toda a tarde com músicas, e dinâmicas que levavam todos a participarem ativamente da oficina. E com as respostas ela analisava a voz, os gestos, e corrigia certas posturas e comportamentos.

Fez exercícios com as vogais linguais e labiais; explicou o que é timbre; e que é preciso se ter uma certa postura e elegância quando se pronuncia com perfeição cada palavra ao cantar. Os participantes se emocionaram, choraram, se expressaram com liberdade, se despiram com ternura, e falaram de si com encantamento. Ziza Fernandes, confirmou que essa clareza de articulação è uma abertura de alma, porque é na fragilidade que mostramos toda a nossa força, e que sair de si e se expressar, é uma questão de vida!

Concluiu dizendo que a beleza do nosso cantar está associado a quão capazes somos de amar a nós mesmos e fazer o bem, pois as pessoas percebem que o aquilo que é bom junto com o que é bonito só pode ser algo verdadeiro. Encerrou portanto, encorajando todos a nunca desistir dos seus sonhos e citou Martin Valverde que diz: “Se teu sonho precisa de dinheiro é porque ele é muito barato”.

Os interessados no seu livro didático, lançado pela Editora Paulinas do Brasil, podem entrar em contato com as Irmãs Paulinas em Boston pelo telefone:(617)276.2622.

Fonte: ( Por Hércules Werneck / Apostolado Brasileiro)

Top News