Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 14/02/2012 as 12:00am

Evento oferece Musica Clássica para crianças em Framingham - MA

O programa "Orquestrando Crianças através dos Clássicos" contou com a participação de brasileiros e residentes de Framingham e região, que levaram suas crianças para adentrarem o universo da Música Clássica

Na semana passada, os estudantes da 3a. série da Woodrow Wilson Elementary School se juntaram a outros estudantes das escolas públicas de Framingham para participarem da segunda etapa do programa “Orquestrando Crianças através dos Clássicos”.

O programa conteve duas partes. Na primeira parte, quatro músicos da Orquestra Sinfônica de Lexington visitaram a escola com o objetivo de instruir as crianças sobre os diversos tipos de instrumentos musicais, e de incentivá-los a participarem do concerto que seria realizado no Memorial Hall, no centro de Framingham.

Tal concerto, conduzido pelo maestro  Jonathan McPhee,  constituiu a segunda parte do programa.  Foi com grande emoção que os estudantes se depararam com mais de 50 músicos da Lexington Symphony Orchestra,  e efetuaram uma verdadeira viagem ao passado, a medida que aprendiam a história da música clássica. Monges caminharam entre as crianças, entoando cantos que remontavam o período renascentista.  As crianças ouviram composições de Bach, Hidyn, Mozart, Beethoven, Tchaikovski e Stravinski. Um dos pontos altos foi a apresentação de um solo pela violinista Hanna, de apenas 10 anos.  No final, para alegria de toda a audiência, a orquestra apresentou a música tema de Star Wars, escrita por John Williams.

O maestro despediu-se da platéia incentivando as crianças a aprenderem a tocar um instrumento musical e a quem sabe, participarem de uma orquestra. “ Essa foi uma grande experiência, porque eu quero ser uma pianista e cantora. Eu senti que meu sonho pode se tornar realidade, assim como o sonho daqueles músicos também se tornou” disse uma aluna da 3a. série da Escola Woodrow Wilson, ao relatar sua experiência participando do programa.                                                                                       

Patricia Cosendey, presidente do PTO da escolar Woodrow Wilson explicou a implementação do programa. “O conselho de artes de Framingham, juntamente com o PTO (Organização de Pais e Professores da Escola Woodrow Wilson) e todos os outros PTOs das escolas públicas organizam e patrocinam  este evento maravilhoso. As crianças são expostas a vários instrumentos e participam de um concerto de mais de uma hora de música clássica. Os pais contribuem com uma taxa mínima para que isso aconteça e nenhuma criança deixa de participar por não ter condição de pagar. As crianças que não têm condição financeira de arcar com os custos são patrocinadas pelo PTO, por isso é de extrema importância o envolvimento dos pais na escola do seu filho. Essa é uma oportunidade única que muitas crianças talvez não tivessem a oportunidade de assistir. Temos esse evento como uma semente plantada no coração de cada criança ali presente, para que elas possam sonhar e saber que, com persistência, todo sonho pode ser alcançado” afirmou ela (Por Miria Benício)

Fonte: (DA REDAÇÃO)

Top News