Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/02/2012 as 12:00am

Retiro Espiritual reúne católicos em Lowell - MA

O encontro foi realizado no Saint Thecla Retreat House, em Lowell ? MA

A Comunidade de Lowell, MA, da Paróquia Sagrada Família, se reuniu na Saint Thecla Retreat House, no dia 12 de Fevereiro, para fazer um Retiro Espiritual, baseado no Método da Leitura Orante da Bíblia, com o tema: O Reino de Deus e o discipulado de Jesus Cristo, cujo pregador foi o Pe. Jonas D. Christal.  Num ambiente místico e clima de silencio, o retiro se iniciou com o canto do Oficio divino das Comunidades, Salmos e textos Bíblicos adequados para as três colocações do dia.

 A Lectio Divina (Leitura Orante da Bíblia), é tão antiga quanto o cristianismo. Surgiu no século XII, com o Monge Guigo, e o seu método, com quatro passos, foi preservado até hoje. O Documento de Aparecida indica como: “um novo modo de formar discípulos e missionários de Jesus Cristo”. E a CNBB, lançou o site Projeto Lectionautas Brasil, para os internautas mundiais.

 “O silêncio é oração. Nos afastamos  da nossa casa para rezar, quando nos afastamos do mundo, como fazem os Monges nos Mosteiros, não é fuga e nem alienação. Afastamos-nos do mundo para enxergá-lo melhor! E a oração nos proporciona isso” disse o Pe. Jonas Christal. “Os vários estímulos, que nos cercam, na hiperatividade do cotidiano, nos afastam de nós mesmos. E a oração é a experiência do Encontro, de estar com o outro, de se revelar ao outro e isso, só é possível, quando estamos dentro de nós mesmos. Na oração, o totalmente Outro que encontramos é o próprio Deus” completa o pregador. Abordando o tema “O Reino de Deus e o discipulado de Jesus Cristo”, Pe. Jonas disse ainda que quando a gente faz a experiência do Reino, mudamos o nosso modo de pensar. Então fazemos uma ruptura, deixamos tudo e seguimos o Mestre. “Os discípulos encontram algo irresistível em Jesus e o seguiram deixando família, redes, barcos, a própria cidade. Eles encontram algo que deu sentido à sua vida, comparado ao primeiro amor. O Reino de Deus é dom, presente na pessoa, palavra e ação de Jesus. Quando o encontramos, um processo alegre de mudança e reorientação da nossa vida se desencadeia, conforme o texto de Mateus 13, 45-46 nos fala” explica. O Retiro terminou com a Oração da Luz, procissão e Celebração Eucarística: sinais que indicam que Jesus ressuscitado nos ilumina, caminha conosco e nos alimenta na jornada pelo Reino. (Por Ir. Natividade Pereira)

Fonte: (da redação)

Top News