Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/02/2012 as 12:00am

Brasileiros comemoram aprovação em vestibular da Universidade Católica de Brasília

Quando procurada por um grupo de brasileiros que estariam prestando o vestibular pela Universidade Católica

Quando procurada por um grupo de brasileiros que estariam prestando o vestibular pela Universidade Católica de Brasília online, que possui um campus em East Boston - MA, a Irmã Natividade Pereira, prontamente se colocou à disposição para ajudar no que fosse possível.

Graduada em Filosofia e Pós-graduação em Ciências da Religião pela PUC/SP, autora de cinco livros, a religiosa é pertencente a Congregação das Irmãs Paulinas. Ela produziu um material sobre a Língua Portuguesa baseado nos seguintes autores: Evanildo Bechara, Ivone Benedetti, Celso Cunha, Marcos Bagno e outros. Convidou também, para ministrar duas aulas, Adriana Goodfellow que é formada em Letras pela PUC de São Paulo.

O cursinho, "pré-vestibular", aconteceu durante todo o mês de Janeiro, no Basement da Paróquia Santo Antônio em Allston. Espaço cedido gentilmente pelo Padre José Eduardo Marques. Rose Martins, sua secretária, se encarregava de imprimir todo o material, que a irmã Natividade precisasse, e ainda por diversas vezes, tinha o carinho de deixar um cafezinho pronto.
 
Cada aula tinha a duração de duas horas, sem intervalo, mas sempre num tom, de que é possível aprender brincando. Com a ajuda de um projetor, a Irmã Natividade apresentava os textos e posteriormente oferecia exercícios para que os vestibulandos realizassem, ali mesmo, e outros eram enviados via email durante a semana. O percurso percorrido foi desde a Gramática da Língua Portuguesa, a Nova Ortografia, Redação e Literatura numa linha geral, sempre com a preocupação de conhecer os autores brasileiros e sua trajetória acadêmica. Como disse Luiz Veríssimo: “estudar a língua portuguesa é um tema sério e polêmico”. Pois ela é a quinta, com 272,9 milhões de falantes, no mundo.

Os alunos prestaram o Vestibular entre os dias 4 e 12 de fevereiro, de 2012, em East Boston. Após alguns dias de apreensão e muita expectativa, a Universidade divulgou o resultado em que constava que todos estavam aprovados. "Gostaria de agradecer imensamente a irmã Natividade, por ter tido o carinho e a delicadeza de nos brindar com seu vasto conhecimento durante àquelas semanas em que tivemos à oportunidade de conhecê-la, um pouco mais, fazendo o que ela sabe de melhor, que é ensinar", disse Marcone Silva. Ele que é residente em Marlboro, MA, estará cursando Turismo.

Hércules Werneck, que foi aprovado em Letras, disse que a Irmã Natividade foi a pessoa que mais o incentivou a prestar o vestibular e desde o princípio colocou-se a disposição para ajudá-lo no que fosse preciso. "A cada dia fico mais impressionado com a disposição desta religiosa. A Irmã Natividade é uma pessoa simples, amiga, ótima conselheira e de uma alegria contagiante. Dedico a ela esta nossa conquista e elevo uma oração de agradecimento ao Senhor por tê-la trazido para cá, pois realmente a sua presença é um sinal de Deus em nosso meio", fala agradecido Werneck.

Além de Marcone e Hércules, o cursinho contou com a participação do casal Ronaldo e Lucimar Leal de Lowell. Ambos foram aprovados no Vestibular e estarão fazendo Administração e Turismo respectivamente.  Toni Oliveira, de Allston, que no próximo mês de abril, estará lançando o seu segundo livro: O porquê das imagens, também participou das aulas com a Irmã Natividade. Durante todo o curso, Toni ficou encarregado de buscá-la, em sua residência, no Convento das Irmãs Paulinas que fica em Jamaica Plain - Boston. Local esse que já se tornou conhecido da Comunidade Católica pela existência da livraria só com material em Português.

De férias no Brasil, a baiana Gláucia Ribeiro enviou os Parabéns aos aprovados via facebook. Ela é formada em Comércio Exterior e Política. O mesmo fez Karla Gonçalves de Framingham, formada em Comunicação e que atualmente é funcionária da Secretaria de Novas Mídias da Arquidiocese de Boston. Elas  também participaram do Curso Básico de Português e preparação ao pré-vestibular. Estamos felizes e recomeçando uma nova etapa em nossas vidas como imigrantes desta Nação. Pois sabemos que “o mundo está nas mãos daqueles que tem a coragem de sonhar, e correr o risco de viver seus sonhos”. ( Apostolado Brasileiro)

Fonte: (da redação)

Top News