Publicado em 2/03/2012 as 12:00am

Encontro de Mulheres reúne comunidade em Somerville - MA

Aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 2012, o Encontro de Mulheres, um dos cinco organizados pelas comunidades Católicas do Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston. Mais de 120 mulheres da região metropolitana se reuniram em Somerville, na comunid

Aconteceu no dia 26 de Fevereiro de 2012, o  Encontro de Mulheres, um dos cinco organizados pelas comunidades Católicas do Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston. Mais de 120 mulheres da região metropolitana se reuniram  em Somerville, na comunidade Santo Antônio, para refletirem e partilharem  o tema: “Mulheres construindo  História ontem, hoje, amanhã”.

Irmã Luiza Dal Moro - mscs, assessorou o encontro e começou dizendo que é próprio do universo da mulher, de um lado ter um desejo do “eu próprio”, de outro um “eu-para-os-demais” Em todas as culturas e em todos os tempos as mulheres carregam duas fortes caracteristicas. Primeira, o poder e a capacidade pessoal e segundo, a preocupação pelo outro. Continuou dizendo que a mulher adulta encontra-se diante de três tarefas cruciais: a) conseguir ser capaz de amar pessoas concretas e comprometer-se com elas; b) ser criativa e responsável pelo que produziu; c) e finalmente descobrir e realizar o sentido e o valor da própria vida.

 Dal Moro ressaltou também os avanços históricos e o  convite ao amor, que é o princípio cristão que aponta o caminho para superar os condicionamentos, de uma sociedade patriarcal, que ainda persiste entre nós.  Só assim, a imagem de Deus estará cada vez mais presente na Igreja e na sociedade.

Ao meio dia as encontristas participaram da Missa,  presidida pelo Pe. Ademir  Guerini, cs , que dirigiu a todas palavras de encorajamento e desafiou a continuarmos  a  caminhada, com esperança e alegria,  agradecendo a cada dia o fato de termos nascido mulheres.

A tarde, Irma Elisete Signor, mscs, auxiliada pela coordenação central e pelas “brilhantes”(lideres dos 12 grupos do estudo Biblico) organizaram as participantes em 12  grupos e lhes foi dada a proposta de buscar, na História do povo de Deus, 12 mulheres, cuja história está na Biblia: Eva, Sara, Rebeca, Ester, Ruth, Judite, Samaritana, Miriam, Raab, Madame Potifar,  Verônica e Maria Santissima.

Após leitura e exegese  cada grupo apresentou em plenária, na  forma de teatro,  mensagens  relativas ao ser mulher  na sociedade de hoje. Criatividade, humor e profundidade marcaram este tempo de reflexão e de partilha.

            O grupo recebeu também a inesperada visita  do legendário , “Zé da Grota”, que  com cultura machista, buscou reconhecer e valorizar a  importância da mulher.

Próximos Encontros de Mulheres do AB: Dia 04 de Março em Everett e em Rockland. Dia 10 em Framingham e dia 11 em Allston.  Mais informações Visite www.apostoladobrasileiro.com   ou pelo (617) 387- 0822. ( Por Ir. Elisete Signor, mscs / Apostolado Brasileiro / Fotos Gisele Coral e Irma Elisete Signor  )

Fonte: (da redação)