Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/03/2012 as 12:00am

Confraternização marca o Encontro de Mulheres em Everett ? MA

O encontro contou com mais de 200 participantes, provenientes de diversas comunidades que integram o Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston

No dia 4 de março, na Paróquia Santo Antônio, em Everett, aconteceu o XI encontro de Mulheres, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.  O encontro contou com mais de 200 participantes, provenientes de diversas comunidades que integram o Apostolado Brasileiro da Arquidiocese de Boston.  O evento também contou com a presença de várias mulheres que vieram do estado de Connecticut e algumas do estado de New Hampshire.

O encontro teve como padroeira Nossa Senhora da Saúde e como tema de iluminação, reflexão e oração “Mulher, templo de Saúde, Sabedoria e Amor”. Tais escolhas tiveram como base motivacional o tema e o lema da Campanha da Fraternidade 2012, que é  adotada pela Igreja Católica no Brasil.

A coordenação geral, desde a preparação até a realização, esteve sob a responsabilidade de Sabrina Neves e Tatiane Pereira, que contaram com o apoio das Irmãs Scalabrinianas,  Elisete Signor e Luiza Dal Moro e a valiosa colaboração de aproximadamente 50 mulheres, as quais integraram as diversas equipes de serviço. Pe. Armando Gomez Gama, cs, vigário paroquial, foi uma presença significativa, dando todo apoio necessário. Pe. José Eduardo Palma Marques, coordenador do Apostolado Brasileiro na Arquidiocese de Boston, fez uma visita ao grupo e dirigiu uma palavra de apoio e incentivo. Contamos ainda com um importante serviço, o da “intercessão”, que além de ser assumido por mulheres que estiveram no encontro, foi generosamente assumido também por um grupo de homens da comunidade, os quais, no decorrer do encontro, estiveram reunidos e unidos em oração.

 A programação do dia foi intensa e regada com uma diversidade de atividades, as quais deram a este dia um tom de reflexão, mas ao mesmo tempo de festa. Iniciou-se com a Celebração Eucarística, junto da comunidade local. Seguimos com a acolhida e um elegante e saboroso café da manhã. Prosseguindo, a equipe de animação entrou em ação, com muita música, canto,  e o que não podia faltar, a entronização da imagem de Nossa Senhora da Saúde. Dois depoimentos de experiências de vida, dados por Vanuza da Silva e Zilá Carvalho Araújo, foram ponto alto no dia, bem como a recitação do terço e um momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Ir. Luiza Dal Moro, mscs, proferiu duas palestras, nas quais abordou o assunto: “Mulher, templo de saúde, sabedoria e amor”. Abordou a questão da saúde feminina, da harmonia e do equilíbrio, abrangendo as dimensões física, psíquica-emocional e espiritual. Deu ênfase à importância de a mulher conhecer a si mesma, de saber escutar a linguagem de seu corpo, de perceber e saber dar nome aos próprios sentimentos, emoções e comportamentos. Dizia, usando uma linguagem figurada:  “precisamos aprender a dar nome aos nossos cães e a dialogar com os cães que latem dentro de nós”.  Insistiu sobre o quanto ajuda, para uma caminhada de harmonização  e integração pessoal, o conhecer a história de vida da família de origem, desde suas vivências de criança até aspectos da história de vida de seus pais, avós, bisavós. Neste sentido nos falou quanto os primeiros anos de vida e o que se herda dos antepassados exercem influencia em nossa vida no presente, tanto nos aspectos positivos, como nos negativos.  No final de sua fala instigou para o desenvolvimento de uma postura otimista frente os desafios da vida; para a valorização e o cuidado de si, o saber tirar tempo para si, como meio de estar bem consigo mesma e assim ter condições de cuidar dos outros com amor e com suficiente serenidade. Insistiu ainda no valor de cultivar a vida espiritual, a qual é inegável fonte de onde brota força e esperança.       

O dia ficou ainda mais completo com momentos intercalados pela animação com música e canto, que nos ajudaram tanto a rezar, como a nos divertir. E por falar em divertimento, a equipe responsável pelo teatro arrasou com a criativa e bem humorada peça, “TPM NEWS”. O encerramento foi como “manda o figurino”, regado a espumante e bolo de festa.  “Parabéns a todas as mulheres que pela presença e participação traçaram a história deste XI encontro de Mulheres em Everet. Parabéns pela escolha de presentear a si mesma com um dia especial e único!” Ir. Luiza Dal Moro, mscs. (Escrito por Irmã Luiza Dal Moro / fotos por Irmã Elisete Signor)

Fonte: (DA REDAÇÃO)

Top News