Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/03/2012 as 12:00am

Homens de Língua Portuguesa Fazem Juramento do Dia do Laço Branco

Homens de Língua Portuguesa Fazem Juramento do Dia do Laço Branco

            Homens de todas as origens e idades se juntaram ao grande público que compareceu ao escritório de Lowell da Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) no dia 8 de março, para comemorar o Dia Internacional da Mulher fazendo o juramento de ajudar a dar fim à violência contra as mulheres.

            Mais de 80 pessoas – aproximadamente metade delas homens – participaram do evento especial em Lowell marcando a Campanha do Dia do Laço Branco de Massachusetts 2012 (WRD, da sigla em inglês), representando a participação do estado numa iniciativa masculina internacional de combate à violência contra as mulheres. Todos os homens ficaram de pé e, em inglês ou em português, fizeram o juramento do WRD: “A partir de hoje eu prometo fazer parte da solução e dar fim à violência contra as mulheres.

            “Nós ficamos muito felizes em promover este evento, e ainda mais felizes em ver quantas pessoas fizeram questão de se envolverem nesta campanha,” disse Osvalda Rodrigues, Diretora do Programa de Violência Doméstica e Sexual da MAPS e Diretora do Escritório de Lowell da agência. “É importantíssimo que passemos esta mensagem para as nossas comunidades de maneira que a violência deixe de representar uma ameaça e uma realidade para tantas pessoas.”

            Os convidados saborearam aperitivos e refrescos, ao mesmo tempo em que debatiam assuntos delicados ligados a violência doméstica. Um poema de Teresa Rodrigues foi recitado pela voluntária Maria Dias, e apresentou uma perspectiva bem pessoal sobre o tema.

             “Meu marido agora é o patrão/Gosta de me dar bofetão/E fazer o que quiser comigo/Quando ele não está por perto/Eu digo a mim mesma/É muito triste ser mulher,” dizia parte do texto.

            O evento da MAPS também marcou o lançamento de uma campanha do WRD para homens de língua portuguesa que jogam futebol. Eles estão planejando um torneio de futebol previsto para ser realizado em agosto, na região de Lowell, para aumentar a conscientização sobre a violência contra as mulheres. Muitos dos jogadores também fizeram o juramento do WRD no escritório da MAPS em Lowell.

            O Diretor Executivo da MAPS, Paulo Pinto, é um dos co-fundadores da Campanha WRD em Massachusetts, e a MAPS tem se mantido como uma aliada importante da iniciativa desde o princípio. Este ano, Paulo Pinto é um dos presidentes da campanha, ao lado de Angelo McClain, Comissário do Departamento de Infância e Famílias de Massachusetts (DCF).

                “Como prova de que essa questão é realmente um problema de saúde pública em nossa comunidade, como o é em qualquer comunidade,” disse Paulo, “o Programa de Violência Doméstica e Sexual da MAPS está atualmente atendendo mais de 200 vítimas brasileiras, cabo-verdianas e portuguesas, bem como suas crianças. Na MAPS, nós vemos a devastação que a violência doméstica e sexual tem provocado em nossa comunidade, porque é um assunto que continua sendo pouco discutido.”

                A MAPS é membro da Jane Doe, Inc (JDI), uma coalizão estadual contra a violência doméstica que organiza a campanha WRD todos os anos. Paulo Pinto e Angelo McClain, ao lado da Diretora Executiva da JDI, Mary Lauby, e do Coordenador de Engajamento Masculino da JDI, Craig Norberg-Bohm, falaram durante o evento em Lowell sobre o importante papel desempenhado por homens em oferecer um ambiente seguro e sem violência para as mulheres em suas vidas. Eles também estiveram com o público que lotou a State House no dia 1 de março para celebrar o WRD. Os co-presidentes da campanha, além do Governador Deval Patrick e do Vice-Governador Tim Murray, estiveram entre os convidados que incentivaram os homens de todo o estado a lutar contra a violência sexual e doméstica.

                “Todos os dias, de alguma maneira e forma, deve ser um Dia do Laço Branco,”disse o Vice-Governador.

                Para mais informações sobre a Campanha WRD 2012, fazer o juramento ou tornar-se um embaixador do WRD, acesse www.maps-inc.org/PT/participate/white-ribbon/.

        A MAPS oferece serviços sociais e de saúde para as comunidades de língua portuguesa desde 1970. Seus escritórios estão situados em Cambridge, Allston, Dorchester, Framingham, Lowell e Somerville. Para mais informações, acesse www.maps-inc.org ou ligue para (617) 864-7600.

Fonte: (DA REDAÇÃO)

Top News