Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/03/2012 as 12:00am

Clínica de Cidadania gratuita acontece sábado em Framingham

Clínica de Cidadania gratuita acontece sábado em Framingham

No sábado, dia 24 de março, dezenas de voluntários estarão auxiliando imigrantes no preenchimento do formulário para o processo de naturalização americano. A clínica também marca o lançamento nacional da campanha Torne-se Cidadão Já! Massachusetts, uma colaboração entre parceiros nacionais e locais com o objetivo de aumentar o índice de naturalização.

Apesar de Massachusetts gozar de maiores taxas de naturalização do que a maioria dos estados americanos, ainda existe espaço para melhoria. Cerca de metade dos residentes legais no estado oriundos de outras nações já estão naturalizados. Contudo, dos 320 mil residentes permanentes legais elegíveis para tornarem-se cidadãos, 180 mil ainda não deram o primeiro passo.

“Como uma cidadã naturalizada, posso atestar para o enorme benefício da cidadania,” diz Eva Millona, diretora-executiva da MIRA, uma das organizações coordenando a clínica. “Para as famílias, isso permite facilidade na hora das viagens, filhos podem qualificar-se para a cidadania derivativa, fora maiores oportunidades de emprego. Mas o benefício mais importante é a participação cívica plena, incluindo o direito de votar. É um privilégio transformador.”

No evento, intérpretes e especialistas de imigração estarão orientando os candidatos a preencherem o formulário de dez páginas.

Parar participar, aplicantes que qualifiquem para a cidadania devem registrar-se através do (508) 444-2254, através da página web http://tinyurl.com/FramCitClin, ou pelo e-mail welcomingframingham@gmail.com

Aplicantes serão atendidos das 11 às 1 da tarde.

Os requerimentos básicos para a cidadania são:

• Ter pelo menos 18 anos de idade;

• Ser um residente permanente por ao menos cinco anos (três anos se casado com cidadão americano)

• Poder escrever, ler e falar inglês básico e ter conhecimento geral sobre a história e governo americanos

• Ser uma pessoa de bom caráter moral.

O auxílio na clínica é gratuito. Aplicantes devem trazer seu passaporte, cartão de residência permanente e seguro social, certidão de casamento e divórcio, prova de registro com o servico militar americano (se homem entre 18 e 35 anos), endereços e histórico de emprego dos últimos cinco anos, além de um registro de viagens realizadas para o exterior depois que se tornou residente permanente.

A clínica está sendo coordenada pela Massachusetts Immigrant and Refugee Advocacy (MIRA) Coalition em parceria com a Igreja Episcopal St. Andrews e o Projeto Nós Votamos, e conta com o apoio do Welcoming Framingham, o Movimento Educacionista, o Framingham ESL Plus e o JFS of Metrowest.

O Projeto Nós Votamos deseja aumentar a participação cívico- política da comunidade brasileiro-americana em Massachusetts. O Nós Votamos faz isso registrando cidadãos brasileiro-americanos para votar e educando-os sobre o processo político, e também incentivando brasileiros com residência permanente a tornarem-se cidadãos americanos, aumentando o número de pessoas aptas a votarem. Para maiores informações, sobre o Projeto Nós Votamos interessados devem ligar para o (508) 534-VOTE ou enviar um e-mail para o nosvotamos@verizon.net 

Pessoas interessadas em voluntariar devem registrar-se através do http://tinyurl.com/framcitvol 

Fonte: (da redação)

Top News