Publicado em 4/04/2012 as 12:00am

Universidade Católica de Brasília Virtual realiza 1a formatura no Pólo EUA

Universidade Católica de Brasília Virtual realiza 1a formatura no Pólo EUA

Numa cerimônia emocionante e marcante, cerca de oito alunos – de um total de 18 formandos do Pólo Estados Unidos da Universidade Católica de Brasília Virtual receberam os seus diplomas de graduação e pós-graduação no domingo, 1o de abril nas dependências do Boys and Girls Salesian Club em East Boston.

A formatura começou com uma missa solene celebrada pelo padre John Nazzaro, diretor-executivo do Boys and Girls Salesian Club, concelebrada pelo padre José Eduardo Marques Palma, coordenador do Apostolado Brasileiro em Massachusetts que falou ao formandos sobre a importância do estudo e elogiou a perseverança de cada aluno em persistir mesmo com todas as dificuldades.

“Esta formatura é um marco para nós da Universidade Católica de Brasília Virtual, no Pólo dos Estados Unidos, nesta caminhada de três anos, poder fazer a colação de grau de 18 alunos. Isto vai dar força aos nossos outros alunos, além de divulgar para a comunidade brasileira a existência destes cursos superiores de graduação e pós graduação online. Os diplomas que estes formandos estão recebendo em nada difere dos que são entregues aos estudantes brasileiros dos cursos regulares em qualquer das nossas unidades. É um diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Há uma grande demanda para abertura de novos pólos aqui nos Estados Unidos, na Flórida e na região de New York e também a comunidade brasileira no Canadá nos solicitou a abertura de um pólo educação a distância lá. A educação hoje nesta sociedade do conhecimento é somente um passo que foi feito com muito esforço e ressalto que a educação é para toda a vida. Não se pode parar nunca”, afirmou o professor Francisco Botelho, diretor da Universidade Católica de Brasil Virtual, divisão de cursos online.

O embaixador Fernando Melo Barreto, Cônsul-Geral do Brasil em Boston, foi o paraninfo da turma de graduados e pós-graduados e ressaltou no seu discurso a importância de estudar. “Neste ano comemoro 40 anos de formatura e lembro-me do dia em que estava aí nos seus lugares. Minha mensagem é a de que não parem, continuem estudando”, disse.

“É um sonho que tenho há muito tempo e estou muito feliz porque sou a primeira pessoa na minha família a conseguir um diploma de curso superior e estou muito emocionada porque sei que com este diploma muitas portas vão se abrir principalmente no meu país que está dando os primeiros passos na área do turismo e quero caminhar junto. Este diploma tem um gosto mais especial ainda porque para vir aqui estudar fiz um sacrifício  que as pessoas não podem imaginar. Engravidei da minha terceira filha e não desisti. Meu esposo me deu todo o apoio e é por isto que meu diploma tem mais valor ainda”, disse a angolana Lídia Antonio R. Eduardo que mora no Estado de New York e se graduou em Gestão de Turismo.

“A obtenção deste diploma significa a realização de um desejo antigo, pois deixei no Brasil mais de quatro anos de estudo e quando descobri que poderia concluir o curso online foi uma satisfação e alegria imensa e estou pronta para continuar os meus estudos”, disse a gaúcha Magda Maria Boff, graduanda de Contábeis que mora em Stockton, Califórnia.

O Pólo da Universidade Católica de Brasília Virtual nos EUA, foi criado há cerca de três anos por iniciativa de Ilma Paixão que coordenou a implantação da Universidade Católica de Brasília Virtual junto com o professor Igor Gomes. “A comunidade brasileira aqui em Massachusetts merecia ter uma oportunidade de estudar numa instituição do nível da UCB Virtual que prontamente aceitou o desafio e abraçou a causa. O resultado estamos vendo hoje com estes formandos que são os primeiros de muitos”, disse Ilma Paixão.    

Lissandra Oliveira, Enisia Regina de Souza, Bruna Martins Ferreira, Cristina Oliveira C. Twitchell, Adiles Ferro de Melo, Maria Elisângela G. Arruda do Valle, Lídia Antonio R. Eduardo, Juliana Ferreira Furucho, Amanda Gonçalves dos Santos, Isaías Reis Junior, Liliane Cristina Rocha Costa, Magda Maria Boff, Marcelo Gouveia, Nina Raquel Sales Sousa, Jairo Luz são os formandos em diversos cursos de graduação e Maria Fernanda Cordova Soares, Manuel Carlos Eduardo e Michel de Oliveira Fraga, são os alunos de pós graduação de diversos cursos online da Universidade Católica de Brasília.

Fonte: (da redação)