Publicado em 4/06/2012 as 12:00am

Brasileiros são crismados na Catedral de Boston

No dia em que a Igreja Católica celebra o aniversário do seu nascimento, centenas de brasileiros participaram da Solenidade de Pentecostes na Catedral da Santa Cruz em Boston.

da redação

Durante a celebração mais de 200 crismandos, entre jovens e adultos, das diversas comunidades católicas receberam o sacramento da crisma. Na homília, Sua Eminência fez a seguinte acolhida: "Sejam bem-vindos a Catedral da Santa Cruz, essa que é a vossa casa. Este templo foi construído por imigrantes irlandeses há mais de 100 anos e, hoje, acolhe os imigrantes brasileiros que têm sido uma verdadeira graça em nossa família católica de Boston".

O gesto essencial da Confirmação é a Unção crismal cruciforme (isto é, feita com o sinal da cruz) na fronte do confirmado. O bispo o unge dizendo: "Recebe, por este sinal, o dom do Espírito Santo". Ser ungido na Confirmação significa para o Cristão poder levar à plenitude sua vocação batismal de rei, sacerdote e profeta.

Presidiu a celebração o Cardeal Seán P. O\'Malley e concelebraram: Padre José Eduardo Marques, coordenador do Apostolado Brasileiro, Padre João Devin, Padre Ademir Guerini, Padre Celso Lima, Padre Francisco Silva, Padre Volmar Scaravelli e Padre Miguel Gonçalves da Comunidade Católica de East Boston que ficou encarregada da animação litúrgica. O coral formado por crianças e regido por Marly Martins cantou músicas em inglês e português, abrilhantando a Solenidade e emocionando a todos.

Todos os catequistas do Apostolado Brasileiro estavam presentes, e no final da celebração foram convidados a estarem à frente do presbitério e receberam um caloroso e longo aplauso da assembléia e ouviram da Irmã Elisete Signor, coordenadora geral da catequese, palavras de agradecimentos por terem trabalhado com tanta generosidade e entrega na formação destes jovens e adultos, agora crismados.

Fonte: Brazilian Times