Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/07/2012 as 12:00am

Debate discute assuntos comunitários

A quarta edição do evento reúne três palestrantes que falarão sobre união da comunidade, importância do trabalho imigrante nos EUA e a influência dos petistas no país

A quarta edição do evento reúne três palestrantes que falarão sobre união da comunidade, importância do trabalho imigrante nos EUA e a influência dos petistas no país

da redação

Acontecerá no dia 25 deste mês, no Holiday Inn, em Somerville, o IV Debate Político Comunitário, que reúne três palestrantes diferentes. O evento é organizado mediante uma parceria entre o Comitê Pró-Cidadania Unida, a Brazilian Community Heritage Foudantion e o jornal Brazilian Times.

Os coordenadores explicam que a ideia é promover uma aproximação maior entre os brasileiros e oferecer um espaço para que cada um possa dar sua opinião e sugestão em busca de um futuro melhor para a comunidade que vive nos Estados Unidos. "Por isso abordamos temas atuais e de grande relevância no cenário local", fala Edirson Paiva, um dos organizadores.

Uma das palestras será ministrada pelo pastor evangélico Walter Mourisso, que também é membro/suplente do Conselho de Representantes de Brasileiros no Exterior (CRBE/USA). Ele falará sobre a importância da comunidade se manter forte e unida, "pois somente assim é que um povo se faz respeitado".

Mourisso apresentará algumas propostas para unir os brasileiros e sua ideia não é apenas promover a união entre as pessoas e sim entre as entidades que as defendem. "Se todos trabalham para um bem comum e pelo benefício do brasileiro na América, porque existem tanta distância entre as associações e organizações", fala.

Para Mourisso, as agremiações deveria juntar as forças e mostrar para as autoridades norte-americanas o potencial dos Brasileiros. "Se uma associação procura um político em busca de ajuda é uma coisa. Agora se representantes de todas as associações o procurarem de uma vez, pode acreditar que a conversa será bem diferente", acrescenta.

Para elaborar sua proposta de união, o pastor tem conversado com diversos líderes comunitários e religiosos, empresários, membros da comunidade e até mesmo representantes da comunidade Latina."Este povo cresceu muito e hoje ocupa lugar de destaque nos Estados Unidos, por isso achei inteligente de minha parte ouvir as ideias e os caminhos que eles tomaram", continua.

A segunda palestra será ministra por Márcio Porto, presidente da Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro nos Estados Unidos (CTIB/US). Ele terá como papel, mostrar ao público a importância do trabalho imigrante neste país e falar sobre algumas mudanças nas leis trabalhistas.

Márcio tem uma vasta experiência como sindicalista e conhece como ninguém as necessidades do trabalhador, pois esteve ao lado do ex-presidente Lula em diversas lutas em busca de melhores condições para os trabalhadores. "Da mesma forma que trabalhador brasileiro têm a sua importância no Brasil, da mesma maneira ele deve ser reconhecido nos Estados Unidos", fala.

O sindicalista acrescenta que este é o momento do trabalhadores imigrantes se unirem e formarem uma classe única, falando apenas uma língua - o direito do trabalhador sem olhar bandeira. "Este grupo soma milhões de pessoas, que mesmo estando vivendo irregular no país, tem sua força e mediante uma união, terá um respeito maior", fala.

A terceira etapa do evento, será comandada pela ativista Cláudia Tamsky, que ministrará uma palestra sobre o verdadeiro papel do representante do Partido dos Trabalhadores (PT) nos Estados Unidos. Ela faz parte do Núcleo do PT no exterior e sabe que este grupo tem uma aproximação maior com a atual presidência do Brasil.

Para Cláudia os membros que PT que vivem no exterior devem ter como papel fundamental ouvir a comunidade e fazer um elo com a Presidência brasileira. "Nós estamos mais perto da presidente Dilma e podemos usar isso em benefício da nossa comunidade", fala.

O debate terá início às 18h30 e a entrada é gratuita. "Todos que quiserem participar e fazer valer a sua cidadania, estão convidados", fala Edirson Paiva. Durante o evento será servido um cafezinho, gratuitamente, aos presentes. O endereço é no Hotel Holiday Inn, na localizado na Washington Street, em Somerville (Massachusetts). Mais informações podem ser obtidas através do telefone (617) 684-0069 com Eddy, ou (973) 474-8355 com Toninho do PT.

Fonte: Brazilian Times

Top News