Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/07/2012 as 12:00am

Governo brasileiro e Caixa patrocinam 17º Festival da Independência

Três instituições brasileiras fecharam o cerco este ano e vão patrocinar o Festival da Independência do Brasil em Boston que comemora 17 anos em grande estilo.

da redação

Três instituições brasileiras fecharam o cerco este ano e vão patrocinar o Festival da Independência do Brasil em Boston que comemora 17 anos em grande estilo. "Parece mentira, esperamos 17 anos para ver uma demonstração de apoio deste porte", disse Heloisa Maria Galvão, diretora executiva do Grupo Mulher Brasileria, a organização responsável pelo evento. "Nós perdemos nosso maior patrocinador de muitos anos e estamos fazendo o Festival com muito sacrifício, coragem e determinação, nós nos recusamos a baixar o nível da festa e, de repente, bingo! Acontece o que sempre tivemos esperança que acontecesse", disse Heloisa, identificando a Caixa e o Banco do Brasil, como patrocinadores. "A Caixa e o governo brasileiro já participaram o ano passado, o Banco do Brasil nunca participara. Este ano o Governo, através do Consulado, aumentou a contribuição. Sem este nível de apoio, ficaria muito difícil fazer o Festival do jeito que é feito".

Heloisa disse ainda que a crise econômica afeta sobremaneira o Festival porque as " despesas subiram mas a arrecadação caiu. Por exemplo, o preço do aluguel das mesas e cadeiras triplicou ao ponto de que pela primeira vez nós temos de cobrar todas as taxas municipais do pessoal da comida. Não tem jeito, não podemos mais absorver esta despesa", lamentou Heloisa, lembrando porém que nenhum outro festival do porte do Festival da Independência cobra $30 por mesa. "Nós cobramos para cobrir o custom, mas não está cobrindo mais, relutamos em aumentar porque queremos que a festa seja do povo, do pequeno comerciante, das pessoas que fazem salgadinho em casa. Precisamos que estas pessoas participem".

Em contrapartida, recebemos apoio e pedidos de participação diversos. A MAPS – Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers – parceira, juntamente com o Consulado do Brasil -, tem apoiado o Festival financeira e tecnicamente e outros negócios, como a Masterprinting que vai doar o material de impressão por um preço bastante justo. A imprensa de uma forma geral também ajuda muito divulgando todo o programa.

Na parte de diversão, o programa promete satisfazer todos os gostos. Vai ter teatro de bonecos para a criançada, com a peça "Os três porquinhos", pelo grupo Puppet Mania; capoeira com Sinhá Capoeira, a parada inicial com Marcus Santos e o Grooversity, cujo trio se apresenta dia 6 de setembro na Biblioteca de Framingham às 19 horas, um concerto que já virou tradição na cidade. Na parte musical, já está cofirmada a presença do Forrozuê, formado do antigo Cabra da Peste, que trocou o nome. Eles, como todo o Festival, vao homenagear Luiz Gonazaga, cujo centenário de nascimento se comemora este ano.

O filme, no dia 5 de setembro, vai homenagear outro monstro das artes brasileiras, Jorge Amado, que também faria 100 anos em 2012. Será exibido "Capitães de Areia", de Cecilia Amado com música de Carlinhos Brown, e baseado, claro, no livro do escritor baiano. Ainda na área de artes, o pintor Lineu Zadereski vai desenvovler um projeto no parque com lençóis dependurados onde adultos e crianças poderão pintar e representar seus sonhos brasileiros. Como tema, ele criou uma figura de braços abertos sobre a frase "ordem e progresso" da bandeira nacional. "Como todos estão com a cabeça na copa do mundo, achei interessante trocar a cabeça por uma bola, conectando a ideia do sonho de vencermos a copa do mundo em 2014 com uma homenagem a Luiz Ganzaga, um chapel de cangaceiro".@

O Festival da Independência do Brasil em Boston acontece de 4 a 9 de setembro próximo. O Festival ao ar livre é no domingo dia 9 e o prazo para aluguel de mesas ainda está aberto. "Estamos precisando da participapão das brasileiras e dos brasileiros com artesanato, roupa, comida e informação", diz Junior Catão, coordenador do evento. Quem quiser entrar em contato pode telefonar para 617-787-0557 ramal 15 ou mandar e-mail para festival@verdeamarelo.org

Fonte: Brazilian Times

Top News