Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 25/07/2012 as 12:00am

Tradutora realiza "Dia Comunitário" em Everett (MA) sábado, dia 28

Fátima Serra vai estar à disposição para sanar dúvidas e ajudar no preenchimento de solicitações para serviços consulares.

Fátima Serra vai estar à disposição para sanar dúvidas e ajudar no preenchimento de solicitações para serviços consulares.

Luciano Sodré

A professora e tradutora Fátima Serra realizará no sábado, dia 28, na Igreja New Life, em Everett (Massachusetts), um "Dia Comunitário. Segundo ela, o evento terá como finalidade ajudar aos brasileiros a preencherem as solicitações para algum serviço consular, tal como passaporte, autorização de viagem, procurações particulares, regularização do CPF, entre outros. "Nós queremos facilitar a vida das pessoas que precisam de algum documento emitido pelo Consulado Brasileiro em Boston", fala.

Fátima se tornou conhecida na comunidade devido ao trabalho que realiza e as muitas pessoas que ajudou sair dos centros de detenções para imigrantes. Ela atual como tradutora, intérprete e vem prestando um serviço importante quando o assunto envolve questões imigratórias.

Natural de São Luis, no Maranhão, ela vive nos Estados Unidos há 22 anos e é formada em Letras, no Brasil. Quando chegou a este país, ela trabalhou na escola pública de Medford, em Massachusetts, onde iniciou suas atividades como professora e foi conhecendo a comunidade brasileira no estado. Atualmente ela trabalha para o Departamento de Educação Especial do estado.

Mas ela destaca que o melhor serviço é poder ajudar os brasileiros tanto com questões de documento quanto de problemas com a Imigração. O fato de Fátima se destacar nesta área de trabalho é que ao longo dos anos ela adquiriu muita experiência e a cada caso, a professora buscava aprimorar suas atividades para fazer algo melhor no próximo.

Para ser um intérprete ou ajudar pessoas com problemas na Imigração, não é preciso apenas ser advogado ou falar inglês e ser legal no país. Fátima ressalta que o "importante é conhecer a realidade da comunidade e saber de perto quais as suas necessidades", e isso se adquire ao longo dos anos.

Fátima se alegra quando lembra que já conseguiu ajudar alguns brasileiros a saírem dos centros de detenções e até mesmo do processo de deportação. "Mas cada caso é um caso, por isso é muito importante que o responsável em resolver o problema seja sincero com a família do preso para que não gastem dinheiro em vão".

A professora salienta que existem muitas pessoas que se aproveitam do momento de desespero das pessoas para pegar dinheiro, mesmo sabendo que o caso não tem solução."Por isso eu sempre aviso se existe ou não a possibilidade de conseguir a liberdade de quem está detido", fala.

O evento de sábado, acontecerá a sede da igreja New Life, localizada no 355 Broadway Everett, MA 02149, das 9:00 às 16:00 horas. Para mais informações sobre o "Dia Comunitário" ou ajuda com algum problema de imigração é só entrar em contato através do telefone (978) 332-0570 e falar com Fátima Serra.

Fonte: Brazilian Times

Top News