Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/09/2012 as 12:00am

Brasileiro concorre ao título de melhor professor dos EUA

Alexandre Lopes já foi eleito o melhor docente na Flórida, entre mais de 180 mil profissionais

Alexandre Lopes já foi eleito o melhor docente na Flórida, entre mais de 180 mil profissionais

da redação

Em julho deste ano, Alexandre Lopes, de 43 anos, foi eleito o melhor professor da rede estadual de ensino da Flórida, nos Estados Unidos, entre mais de 180 mil docentes. O brasileiro, natural de Petrópolis, especializou-se em educação infantil e dá aulas na Carol City Elementary, em um bairro de classe média baixa de Miami, onde montou um programa de inclusão. Suas turmas têm cerca de 13 alunos, parte pertencentes a minorias étnicas, filhos de imigrantes ou crianças com autismo.

Para estimular os alunos, o professor utiliza música, dança, brincadeiras e aparelhos tecnológicos, como uma lousa digital. As técnicas ajudam as crianças a se expressar e a reconhecer símbolos. "Acredito que a utilização desses elementos, de uma maneira integrada, exige uma certa criatividade por parte do educador que os coloca em prática", afirma Alexandre, em entrevista ao Porvir.

E é esta criatividade que ele tem apresentado a outros educadores. Até a etapa final da disputa que irá eleger o melhor professor dos EUA, Alexandre dará palestras sobre seu trabalho em diversas cidades americanas. O Departamento Nacional de Educação do governo federal anunciará o vencedor da disputa em maio de 2013, em um evento na Casa Branca, em Washington, com a presença do presidente americano.

"Jamais pensei que um dia me tornaria uma pessoa cuja função fosse a de inspirar. Tenho me surpreendido não só com a reação das pessoas como também com o grau de conforto que sinto dirigindo-me a grandes plateias", conta o professor. Com uma abordagem holística, Alexandre orienta seus alunos a desenvolver habilidades motoras finas e fonológicas, preparando futuros leitores e escritores.

Alexandre destaca que um bom professor de educação infantil deve ter conhecimento da sequência na qual o desenvolvimento infantil ocorre na área motora, cognitiva, social e emocional. "O educador que possui este conhecimento sabe dizer onde a criança encontra-se em seu desenvolvimento e, a partir daí, encaminhá-la ao destino onde ela deve chegar."

Radicado nos EUA desde 1995, Alexandre Lopes é formado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com mestrado em educação infantil pela Universidade de Miami. Atualmente faz doutorado na Flórida International University. O título de melhor professor da Flórida rendeu um prêmio em dinheiro (US$ 10 mil). Ele já havia ganhado um carro na etapa regional, quando foi eleito o melhor professor do Condado de Miami-Dade.

Fonte: Brazilian Times

Top News