Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/09/2012 as 12:00am

CTGs nos EUA reafirmam tradição

Entidades reúnem amantes da cultura gaúcha no país estrangeiro. Com pouco acesso aos costumes e acessórios, informalidade é permitida.

Entidades reúnem amantes da cultura gaúcha no país estrangeiro.
Com pouco acesso aos costumes e acessórios, informalidade é permitida.

da redação

Em busca de oportunidades, milhares de brasileiros deixam a terra natal a cada ano para morar em países estrangeiros. Os Estados Unidos são destino de 23,8%. A partir da mistura do regionalismo com as novidades da casa nova, amantes da cultura do Rio Grande do Sul que residem em solo norte-americano sentiram a necessidade de reforçar os costumes. Para amenizar a saudade, se reúnem em dezenas de Centro de Tradições Gaúchas (CTGs).

Na cidade de Newark, Nova Jersey, Valeria Lessa está entre as fundadoras do CTG Saudade da Minha Terra, um dos poucos com sede própria no Exterior. "Somos bastante ativos. Participamos dos festivais de rua da cidade, realizamos jantares mensais", conta Valéria, que é filha do folclorista Barbosa Lessa. Ela mora no país há 23 anos e garante que 70% dos membros da entidade, que funciona desde 2004, são nascidos no Paraná. "Formamos um lugar de admiração da cultura gaúcha. Celebramos, independentemente de onde nascemos", relata.

Na Florida, o CTG Nova Querência também reúne um grupo misto. O patrão Celso Zanardi, natural de Porto Alegre, explica que a riqueza cultural da iniciativa se dá principalmente pela diversidade de participantes. "São netos ou parentes de gaúchos, mas que não necessariamente nasceram lá. Mas, aí de ti se disser que eles não são gaúchos!", brinca Zanardi. Com mais de 70 membros, o CTG da Florida foi fundado em 1987 e tem como objetivo celebrar e difundir as tradições gaudérias. "Fizemos ações nas escolas da cidade mostrando nossa cultura através de gincanas e apresentações. Os americanos adoram", lembra.

Valeria Lessa acredita que os ideais dos CTGs precisam ser conhecidos em todo o mundo. "Temos que mostrar nossa cultura para quem quiser conhecer". Ela conta que muitos americanos já participaram das reuniões do CTG. Da mesma forma, os membros da Florida consideram a passagem do conhecimento o mais importante, seguido da defesa do jeito gaúcho. "Mesmo quando morava no Rio Grande do Sul já sentia esta necessidade de marcar a tradição. Existe uma diferença de pensar e agir da gente do sul para o resto do país", acredita Zanardi: "Passamos a conhecer melhor o Brasil quando saímos dele".

As reuniões, tanto na Florida quanto em Nova Jersey, são regadas a churrasco e muita música regional. "Não conseguimos seguir à risca todos os costumes. As roupas, por exemplo, são muito difíceis de encontrar aqui e caras para comprar", diz Zanardi. Valeria acrescenta que até mesmo Invernadas são realizadas em Nova Jersey: "A única regra é não entrar com roupas tão informais ou mais ousadas".

Fonte: Brazilian Times

Top News