Publicado em 3/10/2012 as 12:00am

CTIB realiza curso de cinema em Marlborough (MA)

Acontecerá no dia 13 de outubro, na cidade de Marlborough (Massachusetts), um curso de Cinema promovido pela Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro nos Estados Unidos (CTIB/US). Para isso, a entidade fechou uma parceria com o cineasta Flávio Fernande

Luciano Sodré

Acontecerá no dia 13 de outubro, na cidade de Marlborough (Massachusetts), um curso de Cinema promovido pela Central do Trabalhador Imigrante Brasileiro nos Estados Unidos (CTIB/US). Para isso, a entidade fechou uma parceria com o cineasta Flávio Fernandes, o qual possui uma vasta experiência no assunto e já dirigiu alguns filmes e uma novela.

O presidente da entidade, Márcio Porto, explica que a promoção deste curso é parte de um grande projeto que a CTIB pretende implantar na comunidade, não apenas em Massachusetts, mas em todos os estados onde é forte a presença da população brasileira. "Queremos atender as necessidades de todos, seja na carência de cursos, quanto no apoio jurídico", continua.

O cineasta Flávio tem em seu currículo a produção de dois filmes e atualmente está dirigindo a primeira novela de língua portuguesa nos Estados Unidos. Ele explica que o curso fornecerá conhecimentos básicos sobre cinema, técnicas para a produção de curtas-metragens e documentários. "Ao concluí-lo, o aluno estará dando o primeiro passo para outros cursos de cinema mais avançados", fala.

Flávio ressalta que nos Estados Unidos o preço de equipamentos de filmagem é acessível e mesmo com um material amador pode-se criar uma boa produção. "Como muitos brasileiros pretendem retornar ao Brasil em breve, nada melhor do que registrar em vídeo a sua permanência neste país e, melhor ainda, transformar tudo em um belo documentário para impressionar os parentes e amigos", acrescenta.

Um dos objetivos do curso é mostrar aos alunos como produzir um bom documentário sem muitos recursos, tanto em material quanto financeiro. Flávio ensinará técnicas como a elaboração do roteiro, captação do material e edição final do material.

Os interessados em participar do curso ou saber mais informações, é só entrar em contato com a CTIB através do telefone (508) 490-9900. "Este curso será uma ótima oportunidade para as pessoas que pretendem, um dia ser ator ou produzir um filme", conclui o cineasta. A CTIB está localizada no 200 East Main Street, Marlborough.

Fonte: Braziliantimes