Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2012 as 12:00am

Consulado divulga datas do supletivo em Boston

O Consulado-Geral do Brasil em Boston (Massachusetts), divulgou mais uma nota sobre o "Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos" (ENCCEJA). A aplicação das provas estão previstas acontecerem nos dias 30 e 31 de março de 2013 (s

da redação

O Consulado-Geral do Brasil em Boston (Massachusetts), divulgou mais uma nota sobre o "Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos" (ENCCEJA). A aplicação das provas estão previstas acontecerem nos dias 30 e 31 de março de 2013 (sábado e domingo).

Mas as inscrições serão abertas no dia 10 de dezembro deste ano, com término no dia 20 do mesmo mês. Os interessados devem efetuar a sua inscrição no site do INEP/MEC (www.encceja.inep.gov.br/exame).

Na segunda quinzena de janeiro de 2013, em data a ser posteriormente confirmada, o INEP pretende realizar missão precursora a Boston com o objetivo de manter encontros de trabalho com funcionários do Consulado-Geral do Brasil em Boston e representantes da comunidade brasileira, com o objetivo de discutir assuntos relativos à realização das provas.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Encceja é uma proposta do Ministério da Educação de construir uma referência de avaliação nacional para jovens e adultos que não puderam concluir os estudos em idade apropriada.

Objetiva avaliar competências e habilidades de jovens e adultos brasileiros, residentes no Brasil ou no exterior, que não tiveram acesso ou continuidade de estudos na idade própria, com aferição em nível de ensino fundamental e de ensino médio.

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) tem como objetivos específicos:

a) Construir uma referência nacional de auto-avaliação para jovens e adultos por meio de avaliação de competências e habilidades, adquiridas no processo escolar ou nos processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais;

b) Estruturar uma avaliação, direcionada a jovens e adultos que sirva às secretarias de educação para que procedam a aferição de conhecimentos e habilidades dos participantes no nível de conclusão do ensino fundamental e do ensino médio;

c) Oferecer uma avaliação para fins de classificação na correção do fluxo escolar;

d) Consolidar e divulgar um banco de dados com informações técnico-pedagógicas metodológicas, operacionais, sócio-econômicas e culturais que possa ser utilizado para a melhoria da qualidade na oferta da educação de jovens e adultos e dos procedimentos relativos ao Exame;

e) Construir um indicador qualitativo que possa ser incorporado à avaliação de políticas públicas de educação de jovens e adultos.

Mais informações sobre a aplicação do exame podem ser obtidadas com as funcionárias do MEC, através dos e-mails: conceicao.cruz@inep.gov.br, alexandre.tomio@inep.gov.br e luana.soares@inep.gov.br.

Fonte: Brazilian Times

Top News