Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/11/2012 as 12:00am

Governador de Minas fala sobre sua visita a MA

Antonio Anastasia falou sobre os objetivos de sua visita aos Estados Unidos, a importância dos mineiros que vivem neste país para a economia de Minas Gerais e os resultados positivos de sua viagem

Antonio Anastasia falou sobre os objetivos de sua visita aos Estados Unidos, a importância dos mineiros que vivem neste país para a economia de Minas Gerais e os resultados positivos de sua viagem

Luciano Sodré

Durante a sua visita à Massachusetts o governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, conversou, com exclusividade, com a equipe de reportagem do jornal Brazilian Times. A entrevista aconteceu na sede do MassChallenge, em Boston, na terça-feira (27), onde também estavam o Cônsul-Geral do Brasil, Fernando de Mello Barreto, e a Conselheira do CRBE, Ester Sanchez-Naeck.

Na segunda-feira (26), antes de visitar Massachusetts, o governador esteve em Washington, onde assinou um contrato de financiamento com o Banco Mundial (Bird) no valor de US$ 450 milhões, cujo valor servirá para a reestruturação da dívida do Estado junto à Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

Em Massachusetts, ele participou de um encontro, na terça-feira (27), com o governador Deval Patrick e alguns empresários ligados aos ramos da ciência, tecnologia, saúde e energia limpa. Todos se mostraram interessados em firmar acordos com instituições e empreendedores mineiros.

O governador Deval mostrou profundo interesse em Minas Gerais e citou a importância das relações comerciais entre o Brasil e os EUA. "Queremos promover uma aproximação comercial e diplomática em diversas áreas entre Massachusetts e Minas Gerais", disse.

Após a reunião, os dois governadores participaram de um encontro com cerca de 40 lideranças empresariais sediadas em Massachusetts, as quais estão querendo investir em Minas Gerais.

Em uma conversa rápida com a reportagem do BT, Anastasia falou sobre sua viagem e os pontos positivos para Minas.

BRAZILIAN TIMES - Qual o objetivo de sua viagem nos EUA?

ANTONIO ANASTASIA - São 2 objetivos: um é a assinatura de dois empréstimos importantes para Minas, com o Banco Mundial e outro com o CrediSwiss. Também tivemos como objetivo mostrar aos empresários o potencial mineiro e as vantagens para quem investir no estado. Especialmente em MA, conseguimos uma assinatura com o MIT, firmando um acordo para ter o apoio técnico desta instituição.

BRAZILIAN TIMES - Sabemos que os mineiros enviam uma grande remessa de dinheiro para seus parentes em Minas. Qual a importância disso para o Estado?

ANTONIO ANASTASIA - Isso é um assunto de cunho particular. Mas sabemos que todos os recursos que ingressam no Estado é algo positivo. Significa participação no movimento econômico. A comunidade brasileira aqui é bem respeitada, especialmente a mineira. Muito bem assistida. Estive com o governador Deval falou muito bem desta comunidade e teceu muitos elogios falando da participação deste povo no crescimento do estado. Fico honrado com isso e mais orgulhos em saber que brasileiros que aqui estão ajudam muitos as suas famílias no Brasil.

BRAZILIAN TIMES - Falando de sua visita ao governado de MA, Deval Patrick, existe alguma possibilidade dele visitar Minas Gerais antes de terminar o seu mandato?

ANTONIO ANASTASIA - Ele esteve no Brasil há pouco tempo, mas não em Minas. O que conversamos é que ele deverá retornar ao nosso país em 2014, quando acontecerá a Copa do Mundo. Sabemos que Massachusetts é muito conhecido pelo seu potencial tecnológico e isso vai ser muito bom para Minas, se mantivermos estar reciprocidade! Fiz o convite e ele aceitou ir!

BRAZILIAN TIMES - Deixe agora uma mensagem para os brasileiros que vivem em Massachusetts e em outros estados norte-americanos:

ANTONIO ANASTASIA - Queria dizer que tenho muita honra e estou satisfeito de poder estar aqui, em uma terra que acolheu os mineiro com muito orgulho e carinho. Aqui, nosso povo foi recebido e constituiu famílias, ajudou no desenvolvimento e contribuiu financeira pagando seus impostos. Estamos pronto para recebê-los de volta. Fico muito orgulhoso por saber que os mineiros estão aqui trabalhando, são respeitado pela disciplina e honestidade. Eu falei para o governador que estou muito feliz por isso e agradeço a todos os mineiros por estarem representando bem o nome de Minas Gerais. Uma terra tão feliz e amiga! Estou muito orgulhoso de saber que todos são aceitos e convidados e fazerem parte do sistema econômico deste estado! Continuem firmes em seus sonhos e ideias, pois somente que nunca cruza os braços é que consegue vencer. Tenho certeza de que um pedacinho de Minas Gerais está aqui, representando o nosso Brasil.

Fonte: Brazilian Times

Top News