Publicado em 23/01/2013 as 12:00am

Família se esforça para que adolescente detida volte ao Brasil

A família da adolescente brasileira que está detida há quase dois meses nos Estados Unidos está se esforçando para que a jovem retorne ao País ainda nesta semana.

Autoridades americanas teriam suspeitado de tráfico humano

da redação

A família da adolescente brasileira que está detida há quase dois meses nos Estados Unidos está se esforçando para que a jovem retorne ao País ainda nesta semana.

A menina, que foi detida em novembro de 2012, está aguardando uma decisão judicial para voltar ao Brasil. A audiência estaria marcada para o fim de janeiro.

A mãe da estudante, a balconista Alexsandra Aparecida da Silva, de 36 anos, disse ao Domingo Espetacular, da Rede Record, que existe a possibilidade de a menina deixar os EUA antes da audiência.

Para isso, seria necessário que a menina pedisse às autoridades americanas para retornar ao Brasil — pedido que, segundo a família, já foi feito.

Entenda o caso

A jovem, de 16 anos, embarcou sozinha para os Estados Unidos no dia 27 de novembro. Segundo a mãe, ela iria passar férias com familiares e aprender inglês.

De acordo com a família, apesar de a menina ter levado alguns documentos, faltava um que indicava quem iria se responsabilizar pela jovem nos Estados Unidos.

A adolescente foi detida no aeroporto e levada para um abrigo, onde está vivendo há 55 dias.

Suspeita grave

A reportagem do Domingo Espetacular apurou que as autoridades americanas podem ter detido a menina devido a uma suspeita grave: a de que a menina seja mais uma vítima de tráfico humano.

O que teria levantado a suspeita da imigração foi o fato de a adolescente ter viajado sozinha e não ter indicado o endereço correto da madrinha durante a entrevista na alfândega, e sim o de uma outra mulher.

Fonte: Brazilian Times