Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 13/05/2013 as 12:00am

MAPS Homenageia Pessoas de Destaque em sua Festa de Gala 2013

A Massachusetts Alliance of Portuguese Speakers (MAPS) recebeu mais de 350 convidados para uma noite de elegância e glamour em sua Festa de Gala 2013, realizada no dia 4 de maio, no Renaissance Boston Waterfront Hotel.

O Distrito Portuário de Boston foi o cenário perfeito para o evento de arrecadação de recursos da agência regional de serviços sociais e de saúde, que comemorou as tradições marítimas dos povos de língua portuguesa, e homenageou seis pessoas de destaque que inspiraram e fizeram a diferença na vida de muitos imigrantes.

      O logotipo do evento, trazendo uma bússula náutica em um fundo azul, lembrava os convidados que as maiores regiões de língua portuguesa no mundo beiram o oceano – de Macau e Timor Leste na Ásia; Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Principe na África; a Portugal, na Europa, e Brasil, na América do Sul.  

      “Embora nossas comunidades estejam separadas em termos geográficos, e nós, como imigrantes, tenhamos vindo de vários países ao redor do mundo, nossa língua e nossa origem às margens de oceanos nos aproximam,” disse Paulo Pinto, Diretor Executivo da MAPS, que lembrou brevemente a história da imigração de pessoas de língua portuguesa para a Nova Inglaterra, desde o início do século XVIII aos dias atuais.

      “Sua presença continua a enriquecer nosso estado, enchendo nossas comunidades nova energia, costumes, e um forte espírito empreendedor que contribui muito para a economia local,” afirmou. “A comunidade de língua portuguesa é um dos maiores grupos linguísticos em Massachusetts, e soma aproximadamente meio milhão de pessoas em nosso estado, de acordo com a American Community Survey, do U.S. Census Bureau—e nós acreditamos que o número real seja muito, muito maior.”

      Duarte Carvalho, CEO do Riverside Management Group, é um exemplo do “espírito empreendedor” a que Paulo Pinto se refere. Sua franquia Dunkin’ Donuts, ao lado de outras de propriedade do Cafua Management Group e do Couto Management Group, patrocinaram a Festa de Gala deste ano no Nível Platina.

      Sal Couto, CEO do Couto Management Group, ele próprio um empresário bem-sucedido e filantropo, foi um dos seis premiados da noite. Ele adquiriu sua primeira loja Dunkin’ Donuts em Allston há mais de 25 anos.  

      “Hoje, o Couto Management Group emprega mais de mil pessoas e possui mais de 60 lojas Dunkin’ Donuts,” disse Álvaro Lima, que entregou a Couto o Prêmio MAPS Álvaro Lima Empresa de Destaque, que leva o seu nome.       

      “Eu tenho orgulho em fazer parte da comunidade de língua portuguesa que ajudou a fazer deste país um lugar melhor,” disse Couto, lembrando que aprendeu inglês no escritório de serviços sociais em Cambridge onde hoje funciona a sede administrativa da MAPS.

      Elizabeth Chaves, Presidente da Diretoria da MAPS, elogiou todos os homenageados da noite.

      “Temos certeza de que iremos sair daqui inspirados por essas seis pessoas, suas conquistas e contribuições para as nossas comunidades,” disse.

      O Prêmio de Pessoa do Ano foi para Anthony Silva, Editor de Negócios para a Nova Inglaterra e Âncora da Rádio WBZ. Filho de um português que, por sua vez, também fez importantes contribuições para a comunidade, Silva é um premiado repórter, editor, produtor e âncora de rádio há quase 35 anos.        

      “Ele pode ser humilde em relação a isso, mas certamente elevou o padrão de realizações em nossa comunidade, e nós não poderíamos pedir por um melhor modelo de conduta na mídia que Anthony Silva,” disse Chaves, que entregou o prêmio ao lado de Paulo Pinto.

      Silva declarou admiração pelo trabalho que a MAPS realiza para ajudar pessoas de língua portuguesa na região.

      “É preciso haver uma comunidade para que uma vila seja forte, e isso é o que a MAPS faz,” disse ele. “Eu falo no rádio. Vocês lidam com as pessoas diretamente, com seus problemas reais, no dia-a-dia, e eu os respeito muito por isso.”

      O Prêmio MAPS Jorge Fidalgo de Serviço Comunitário foi apresentado pelo filho de Jorge Fidalgo, Joshua Fidalgo, a Airam da Silva, Presidente da Fundação Icla da Silva, uma organização sem fins lucrativos que faz campanhas em todo o país e em Porto Rico para recrutar doadores de medula óssea, especialmente  entre as minorias comunitárias. Airam da Silva veio do Brasil para os Estados Unidos com sua família há mais de 20 anos, em busca de tratamento médico para sua irmã, Icla da Silva, que viria a falecer vítima de leucemia, aos 13 anos.

      “Airam criou a Fundação Icla da Silva na esperança de que a mal-sucedida busca de sua irmã por um doador não se repetisse com outras pessoas,” disse Fidalgo. “No ano passado, a Fundação comemorou 20 anos ajudando milhares de pacientes a conseguirem os transplantes de medula que poderiam salvar suas vidas.”

      “Nós não poderíamos fazer este trabalho sem a ajuda de organizações como a MAPS,” disse da Silva, agradecendo à agência por tê-lo ajudado a abrir portas de igrejas, organizações comunitárias, feiras de saúde, e outros locais de recrutamento. Ele convidou os presentes a ajudarem a fundação a encontrar mais doadores: “Juntem-se a nós e ajudem-nos a salvar vidas.”

      Este ano, Cissy Coutinho apresentou dois prêmios MAPS Manuel N. Coutinho de Voluntariado de Destaque, que levam o nome de seu pai. O primeiro foi dado a Maria Carvalho, há quatro anos presidente voluntária da Diretoria da Escola Portuguesa de Cambridge e Somerville, e voluntária no local em outras funções há muito mais tempo.

      “Ela passa até mesmo o seu tempo livre trabalhando para apoiar várias agências sem fins lucrativos,” disse Coutinho.

      Carvalho destacou a importância de se aprender outras línguas, especialmente aquelas de suas origens, como o português, em seu caso.

      “É importante aprender português!” ela disse, dividindo o crédito por seu prêmio com os demais líderes, alunos e pais de alunos da Escola Portuguesa.

      O outro prêmio de Voluntariado de Destaque foi para Nelson Augusto da Silva, voluntário de longa data na comunidade cabo-verdiana que, de acordo com Coutinho, “pode ter origem humilde, mas usou sua experiência e sua paixão pela leitura e a escrita para passar a outras pessoas o maior e mais útil presente que alguém pode dar – a alfabetização.”

      “Minha alma me levou a fazer isso,” disse da Silva. “A melhor coisa que se pode fazer é servir aos semelhantes.”

      Manuel Rogers, Jr., apresentou o prêmio MAPS Mary & Manuel Rogers da Vida Dedicada ao Serviço Comunitário, com o nome de seus pais, a Donaldo Macedo, Professor de Artes Livres e Educação da UMass Boston. Um imigrante de Cabo Verde, Dr. Macedo é bastante conhecido como um teórico crítico, linguista, e expert em estudos de alfabetizaçào e educação. Ele é também adorado pela comunidade por ter conseguido $30 milhões em verbas para apoiar alunos de várias origens que, de outra maneira, não poderiam estudar numa universidade.

      “Eu me sinto emocionado por receber este prêmio de uma agência que eu sempre respeitei,” disse Macedo.

      Num comentário pessoal, a apresentadora da Festa de Gala Laura Rodrigues acrescentou que “Para muitos jovens cabo-verdianos, [Macedo] é simplesmente um anjo. Por causa dele, nós temos a oportunidade de ir à escola.”

      Mais cedo, uma recepção em tapete vermelho, iluminada pelos flashes dos paparazzi, e com uma serenata do violinista Robert Flax, deu as boas-vindas aos convidados na área do coquetel social. O jantar gourmet e a cerimônia de premiaçào se seguiram no salão principal, decorado com arranjos de mesa com conchas marinhas e luzes de fundo azuis no palco, como parte do tema náutico da noite. A música tradicional açoriana do guitarrista português João Silva completou o ambiente. Os convidados ainda foram brindados com uma animada apresentação do grupo de percussão Grooversity, com Marcus Santos. Também foi apresentado um vídeo, com depoimentos de clientes da MAPS.

      Os Co-Presidentes da Festa de Gala Paula Coutinho, integrante da Diretoria da MAPS, e Alírio Pereira, Assistente Social e Coordenador do Programa de Intervenção de Agressores da organização, agradeceram o apoio de todos os convidados. Os apresentadores Filipe Zamborlini, da Diretoria da MAPS, e Laura Rodrigues, Educadora de Saúde Feminina da agência —comandaram o palco com graça, elegância, carisma e personalidade.

      Apesar de ser um evento festivo, a Festa de Gala 2013 da MAPS não ignorou a recente tragédia na Maratona de Boston. Antes do jantar, os convidados se puseram de pé para um momento de silêncio em homenagem às vítimas dos ataques terroristas em Boston no mês passado.           

      A Festa de Gala também contou com o sorteio de quatro prêmios na Grande Rifa (incluindo $5,000 em dinheiro no primeiro prêmio, uma viagem com acompanhante para Lisboa, doação da SATA Airlines e Hotel Mundial, no segundo prêmio, entre outros), e nove outros prêmios da rifa Sea of Luck, disponível apenas para os presentes. A noite terminou com muita dança ao som do DJ Manny Morais, que tocou músicas portuguesas, cabo-verdianas, brasileiras e americanas.

Além dos Patrocinadores Nível Platina, a Festa de Gala também teve o patrocínio Nível Ouro de CPCU Credit Union; Nível Prata de Cambridge Health Alliance; Nível Bronze de East Cambridge Savings Bank, Eastern Bank, the Greater Boston Citizenship Initiative (um projeto da Fish Family Foundation), Neighborhood Health Plan, Network Health, NSTAR, Partners Healthcare, e RCN; e Patrocínio de Mídia de Brazilian Times, O Favorito, ForCV.com, O Jornal, Jornal dos Sports, Portuguese Times, Radio Nha Terra, e Radio Voz do Emigrante.

      A MAPS oferece serviços sociais de de saúde para as comunidades de língua portuguesa em Massachusetts desde 1970. Para mais informações, acesse www.maps-inc.org, ligue para (617) 864-7600, ou visite a MAPS no Facebook, https://www.facebook.com/MAPS.org.

Fonte: Brazilian Times

Top News