Publicado em 17/05/2013 as 12:00am

Número de turistas brasileiros nos EUA cresce 453% na última década

A embaixada dos Estados Unidos no Brasil informou nesta quinta-feira (16) que o número de visitantes brasileiros em território norte-americano cresceu 453% na última década.

da redação

Os números foram divulgados durante o evento “Visit USA”, realizado na capital paulista e que busca promover destinos do país de Obama para agentes turísticos.

De acordo com a coordenadora do “Visit USA”, Jussara Haddad, os Estados Unidos receberam em 2003 cerca de 325 mil turistas do Brasil. Em 2011, 1,5 milhão. E em 2012, aproximadamente 1,8 milhão. “O Brasil é hoje o sexto país que mais manda viajantes para os Estados Unidos, perdendo apenas para Canadá, México, Reino Unido, Japão e Alemanha”, diz ela.

Os gastos de turistas brasileiros na nação estadunidense também têm crescido exponencialmente: foram US$ 8 bilhões em 2012 contra US$ 6,5 bilhões em 2011 (aumento de 17%).

Mesmo com tantos números positivos para os Estados Unidos, o governo norte-americano afirma que, por enquanto, a exigência do visto para brasileiros será mantida. Haddad admite, porém, que sem necessidade do visto, a quantidade de turistas brasileiros nos EUA poderia até dobrar. “Com certeza facilitaria a vida de muitas pessoas que moram longe dos consulados” avalia ela.

A embaixada americana tem como objetivo emitir pelo menos um milhão de vistos para brasileiros neste ano.

Fonte: Brazilian Times