Publicado em 10/06/2013 as 12:00am

Câmara derruba provisão que barrava green card para brasileiros

Câmara derruba provisão que barrava green card para brasileiros

da redação

 

A Câmara dos Deputados (Hous eof Representatives) derrubou rapidamente na quarta-feira uma provisão contida num projeto orçamentário que barrava a imigração de brasileiros nos EUA por um ano.

A provisão era uma proposta do deputado Tim Ryan (D-Ohio), e foi incluída no projeto de orçamento para o Departamento de Segurança Interna (Homeland Security). A proposta de Ryan tinha a intenção de pressionar o Brazil no sentido de extraditar a brasileira-americana Claudia Hoering para os Estados Unidos a fim de ser julgada pela morte do marido, o major da Aeronáutica (USAF) Karl Hoerig.

A provisão diz que "nenhum fundo concedido para Ato poderá ser usado para aprovar petições requeridas por cidadãos brasileiros, de modo a tornar o indivíduo peticionante qualificado para receber um visto de imigrante."

Entretanto, na noite de quarta-feira (5), o deputado Bob Goodlatte (R-Va.) levantou uma questão de ordem contestando a provisão, argumentando que ela iria modificar a lei em vigor, o que não é o uso correto para uma provisão dentro de um projeto.

A deputada que presidia a mesa da Câmara na sessão, Ileana Ros-Lehtinen (R-Fla.), rapidamente procedeu à leitura da regra, que corroborou com o argumento de Goodlatte. Como resultado, esta parte fo removida do projeto.

A Câmara estava debatendo emendas para o projeto de lei H.R. 2217, que determina os gastos com para o orçamento do Departamento de Segurança Interna.

Fonte: Brazilian Times