Publicado em 14/06/2013 as 12:00am

11th Brazilian Film Festival of New York

11th Brazilian Film Festival of New York

12 a 16 de junho – Tribeca Cinemas e Central Park, em Nova Iorque (EUA)

 

Promovido por uma das mais reconhecidas produtoras do Brasil, a Inffinito, o Circuito Inffinito de Festivais retorna a Nova Iorque em 2013 com o 11th Brazilian Film Festival of New York, marcando o início das comemorações pelos 17 anos de sucesso da empresa na difusão da cultura brasileira no mundo todo. De 12 a 15 de junho, o público poderá conferir no Tribeca Cinemas o melhor do cinema brasileiro selecionado por um time de curadores formado por um dos diretores de fotografia mais influentes do audiovisual brasileiro, Walter Carvalho, o cineasta e atual presidente da Associação Brasileira de Produtores Independentes, Marco Altberg, o gerente de marketing e desenvolvimento de projetos do Canal Brasil, André Saddy, o cineasta e produtor, Cavi Borges, e a produtora executiva dos filmes “Central do Brasil” e “Cidade de Deus”, Elisa Tolomelli.

A programação inclui longas e curtas-metragens – filmes de ficção, drama, comédias e documentários inéditos na Big Apple, como De Pernas Para o Ar II, a comédia considerada um dos filmes nacionais de melhor bilheteria no ano de 2013; Colegas, que conta com três atores com síndrome de down e um deles mobilizou uma campanha nas redes sociais que o levou a conhecer o astro americano Sean Pean e Margaret Mee, documentário sobre a vida da ambientalista britânica que produziu mais de 400 ilustrações sobre a flora brasileira. 

Parte do calendário oficial da prefeitura de Nova Iorque como uma das grandes atrações do verão da cidade, o 11th Brazilian Film Festival of New York desempenha um importante papel no desenvolvimento de negócios e parcerias, exibindo produtos audiovisuais brasileiros para o mercado norte-americano. Diariamente, o tradicional Tribeca Cinemas apresentará sessões com o melhor da produção cinematográfica nacional dos últimos anos. No total são oito longas-metragens e oito curtas-metragens competindo pelo Prêmio Lente de Cristal, concedido ao melhor filme por júri popular.

O festival contará com uma seleção especial de filmes da mostra CineFoot, o único festival de cinema brasileiro dedicado exclusivamente ao futebol. O projeto é chancelado pelo Ministério do Esporte para integrar a programação oficial do Governo federal na promoção do Brasil durante a Copa. Quatro curtas-metragens abrem para quatro longas-metragens escolhidos para exibição oferecendo ao público a oportunidade de conhecer melhor a diversidade da cultura do país pentacampeão mundial de futebol.

A programação do 11th Brazilian Film Festival of New York segue com os filmes da Mostra Competitiva. Os longas-metragens programados são: Colegas, de Marcelo Galvão; Elena, de Petra Costa; De pernas pro Ar 2, de Roberto Santucci; Rânia, de Roberta Marques; Dossiê Jango, de Paulo Henrique Fontenelle; Margareth Mee e a Flor da Lua, de Malu De Martino, Hoje, de Tata Amaral, Faroeste Caboclo, de René Sampaio, Somos Tão Jovens, de Antonio Carlos da Fontoura e Uma História de Amor e Fúria, de Luiz Bolognesi. Já a lista de curtas inclui: I Still Love You, de Henrique Faria, A dama do Estácio, de Eduardo Ades, Nem Que Tudo Termine Como Antes, de Daniel Caselli e Mariana Martinez, Linear, de Amir Admoni, História de Borboletas, de Marcelo Brandao, Confete de Jo Serfaty e Mariana Kaufman, Ed, de Gabriel Garcia e Proibidão, de Ludmila Curi e Guilherme Arruda.

O encerramento do festival será em uma grande festa aberta ao público, no domingo dia 16 de junho no SummerStage, palco montado anualmente no Central Park, um dos mais belos parques do mundo. Além do anúncio da produção vencedora do Prêmio Lente de Cristal, a noite contará com show da cantora Preta Gil, seguido pela exibição do longa de animação “Rio 2096 – Uma História de Amor e Fúria” de Luiz Bolognesi. A entrada é gratuita e a estimativa para o show é de seis mil pessoas.

Os ingressos para os filmes estarão disponíveis para venda a partir do dia 23 de maio no site www.ticketweb.com por $10 a sessão.

Também será possível adquirir passes VIP que darão direito a entrada em todos os filmes e ainda área VIP na apresentação do Central Park.

A programação mais recente sobre o Festival, informações sobre os filmes participantes e compra de ingressos podem ser encontradas no site  www.inffinito.com.

Cópias dos filmes em DVD, ingressos para imprensa e entrevistas com artistas e curadores estarão disponíveis. Contatar blablablapr.nyc@gmail.com.

 

BUDDIES (COLEGAS), by Marcelo Galvão

ELENA, by Petra Costa

FAROESTE CABOCLO, by René Sampaio

HEAD OVER HEELS 2 (DE PERNAS PARA O AR 2), by Roberto Santucci

JANGO REPORT (DOSSIÊ JANGO), by Paulo Henrique Fontenelle

HOJE, by Tata Amaral

Margaret Mee and the Moonflower (Margaret Mee e a Flor da Lua), de Malu De Martino

RÂNIA, by Roberta Marques

Rio 2096, A Story of Love and Fury (UMA HISTÓRIA DE AMOR E FÚRIA), by Luiz Bolognesi

WE ARE SO YOUNG (SOMOS TÃO JOVENS), by Antonio Carlos Fontoura

 

SHORT FILMS

A STORY OF BUTTERFLIES

HISTÓRIA DE BORBOLETAS), by Marcelo Brandão

CONFETTI (Confete), by Jo Serfaty, Mariana Kaufman

ED, by Gabriel Garcia

Even if it all ends like before (Nem que tudo termine como antes), by Daniel Caselli and Mariana Martinez

Forbidden (PROIBIDÃO), by Ludmila Curi and Guilherme Arruda

I Still love you, by Henrique Faria

LINEAR, by Amir Admoni

The lady from Estacio (A DAMA DO ESTÁCIO), by Eduardo Ades

 

CINEFOOT – FEATURE FILMS

O GRINGO - by Darko Bajic

ZICO NA REDE, by Paulo Roscio

SANTOS, 100 YEARS OF PLAYFUL FOOTBALL –

(SANTOS, 100 ANOS DE FUTEBOL ARTE), by Lina Chamie

BAHEA IS MY LIFE – (BAHÊA MINHA VIDA), by Marcio cavalcante

 

CINEFOOT - SHORT FILMS

CANARY GAUCHOS (GAÚCHOS CANARINHOS), by Rene Goya Filho

MAURO SHAMPOO, by Paulo Henrique Fontenelle, Leonardo Cunha Lima

THE FATHER OF GOAL (O PAI DO GOL), by Luiz Ferraz

Três no Tri, by Eduardo Souza Lima

PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL TRIBECA CINEMAS

 

Sexta-feira, 14 de junho:

Cinema 2 às 6pm:

Mostra Cinefoot

MAURO SHAMPOO (Curta)

ZICO NA REDE (Longa)

                             

Cinema 1 às 7pm:

Linear (Curta)

Colegas (Longa)

 

Cinema 2 às 8pm:

A Dama do Estácio (Curta)

Margaret Mee e a Flor da Lua (Longa)

 

Cinema 1 às 9pm:

I Still Love you (Curta)

De pernas para o ar 2 (Longa)

 

Cinema 2 às 10pm:

Nem que tudo termine como antes (Curta)

Somos tão jovens (Longa)

 

Sábado, 15 de junho:

Cinema 2 às 6pm:

Mostra Cinefoot

TRÊS NO TRI (Curta)

O GRINGO (Longa)

                 

Cinema 1 às 7pm:

Proibidão (Curta)

Elena (Longa)

 

Cinema 2 às 8pm:

História das Borboletas (Curta)

Rânia (Longa)

 

Cinema 1 às 9pm:

Confete  (Curta)

Hoje (Longa)

 

Cinema 2 às 10pm:

Ed (Curta)

Faroeste Caboclo (Longa)

Fonte: Brazilian Times