Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/07/2013 as 12:00am

Brasileiras participam de Congresso de Mulheres em Amherst, MA.

Brasileiras participam de Congresso de Mulheres em Amherst, MA.

No último fim de semana, mulheres brasileiras, em sua maioria trabalhadoras domésticas, marcaram forte presença na 27ª edição do Congresso de Verao para Mulheres, promovido anualmente pela organização WILD – Instituto Para o Desenvolvimento de Lideranças Femininas, uma organização de mulheres que apoia outras mulheres a se tornarem lideranças no movimento de trabalhadores em Massachusetts. O Congresso este ano teve como tema a construcao de fortes coalizões multiculturais e aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de junho, na Universidade de Massachusetts, Amherst.

Cerca de quinze mulheres que fazem parte do Centro do Imigrante Brasileiro estiveram presentes como participantes e algumas delas atuaram como facilitadoras de workshops, ajudando a capacitar mulheres para que elas atuem como liderancas nas suas comunidades. Mulheres ligadas a outras organizações comunitárias brasileiras também participaram do evento. Mulheres ativistas do CIB tem participado do congresso da WILD há vários anos.

Dentre os workshops apresentados, os de “Reforma Imigratória”, “Mulheres trabalhadoras fazendo história” e “Como falar em público” tiveram bastante destaque. Segundo Luci Morris, foi muito importante a participação dela no workshop que resgatou a história das lutas das mulheres trabalhadoras. Já a trabalhadora Sonia Soares, disse que teve a oportunidade de aprender muito durante o evento e destacou o workshop de “Como falar em público”, pois alem de aprender sobre o tema, ela pode ouvir muitas histórias inspiradoras, que ajudam a elevar a auto-estima das mulheres.

O Centro do Imigrante Brasileiro, juntamente com a WILD, o Grupo Mulher Brasileira, a Mata Hari e o Centro de Desenvolvimento Dominicano fazem parte da Coalizão de Trabalhadoras Domésticas de Massachusetts e representantes de todas estas organizações também participaram do congresso. No sábado à noite, trabalhadoras domésticas da República Dominicana compartilharam suas experiências e representantes da coalizão falaram para o público de mulheres sobre a Campanha pelos Direitos das Trabalhadoras Domésticas em Massachusetts. O congresso aconteceu em um momento importante em que estamos mobilizando mulheres trabalhadoras domésticas a lutarem pelos seus direitos trabalhistas.

 Os objetivos da WILD são unir as mulheres para que elas lutem por justiça social,  promover o ativismo entre elas  e fornecer instrumentos para o enfrentamento do racismo, sexismo, homofobia e todas as formas de opressão. O Centro do Imigrante apoia estas ações e continuará participando deste maravilhoso evento nos próximos anos. Você gostaria de fazer parte deste grupo? Entre em contato com o Centro do Imigrante Brasileiro pelo telephone 617 783 8001 ou pelo email bic@braziliancenter.org e compareça às nossas reuniões e eventos.

 

Fonte: Brazilian Times

Top News