Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/07/2013 as 12:00am

"Slogan" em camiseta acaba em discussão nos Estúdios da Rádio 650AM.

"Slogan" em camiseta acaba em discussão nos Estúdios da Rádio 650AM.

Radialista Ilton Lisboa disse ter sido ameaçado dentro do estúdio.

 

da redação

Há pouco mais de duas semanas o radialista Ilton Lisboa, do programa "Conexão Brasil" que vai ao ar todas as 4as. E 5as. Feiras, das 7:PM as 8:PM, na emissora 650AM, comentou sobre umas camisetas com "slogans" que não condizem com a realidade, e ao inves de ajudar pode atrapalhar a reforma imigratória. Trata-se de um programa de grande audiência na comunidade brasileira na região do "MetroWest" e já ha vários anos no ar. Ilton teceu alguns comentários sobre uma campanha encabeçada por alguns brasileiros. O que ele não sabia é que isso lhe traria problemas no futuro e até ameaças.

A campanha oferecia uma camisa com uma frase escrita em inglês, a qual traduzida era lida "Se não houver reforma não pagaremos impostos". Ilton comentou que este tipo de ação, é uma faca de dois gumes, pois pode aguçar a ira dos anti-imigrantes que usaram o não pagamento de "taxes" para prejudicar os imigrantes. "Não podemos ficar falando que não pagamos nossos impostos", continua Ilton.

Ilton disse que a campanha era "estúpida" e que não ajudaria em nada a realização de uma reforma. "O que passará na cabeça de um cidadão dos Estados Unidos ao ver esta frase dizendo que o imigrante indocumentado está neste país à tanto tempo e não contribui com os impostos"? Ilton fala ressaltando que cada um paga imposto de alguma maneira.

Para Ilton, afirmar que não vai pagar imposto significa que não está pagando e que se não houver reforma também não pagará. "Agora me diga, o que um cidadão norte-americano pensaria sobre isso", indaga.

Mas o comentário de Ilton acabou gerando indignação em quem criou a ideia. Durante o programa de quarta-feira (10), esta pessoa, identificado por Francisco, ligou para a emissora e começou a criticar a posição de Ilton. Os dois iniciaram uma pequena discussão ao vivo, mas sem que ninguém esperasse, o rapaz (Francisco) entrou no estúdio e começou a ameaçar de forma rude o apresentador. "Ele perguntou algumas vezes se eu não tinha medo de apanhar", conta Ilton acrescentando que tudo foi gravado.

Segundo Ilton, Francisco aproveitou-se de que uma pessoa saiu da rádio e entrou sem avisar. "Ele deve ter ficado escondido em algum cômodo e me ligou".  Enquanto falávamos ao vivo ele se dirigiu ao estúdio e iniciou os ataques verbais", contra mim, disse. "Eu fiquei bastante temeroso, pois jamais tinha visto aquela pessoa em minha frente e em dado momento ele foi levantar a camisa para me mostrar a frase. Neste momento eu fiquei assustado, pois pensei que ele fosse sacar uma arma", lembra.

Ilton alega que se manteve calmo e ouviu as acusações sem revidar. Tudo foi transmitido ao vivo pela emissora WSRO 650AM. Por isso alguns ouvintes ligaram para a polícia e em poucos minutos o prédio da rádio estava cercado. Mesmo diante das ameaças, Ilton não prestou queixa e o Francisco responderá em corte apenas por ter invadido o local.

 

BT ouviu, por telefone, Francisco Rainha

O Brasileiro Francisco Rainha, há 13 anos nos EUA, alega que realmente foi aos estúdios da Rádio 650AM de Framingham, para responder ou ter direito de resposta das palavras que o radialista Ilton Lisboa pronunciou no ar sobre o "slogon" na camiseta.

O "slogan" escrito na camiseta, segundo Francisco, foi uma ideia de uma pessoa que conhece do assunto, e acreditou que tudo estava correto, e que não haveria posição contrária aos dizeres, tanto pela comunidade quanto pela mídia. Os dizeres foram publicados em língua inglesa e foram vários, o que teria confundido o pensamento do radialista, disse Francisco. Um dos "slogans" que eu gostei mais dizia o seguinte: "Give us a chance to paying our taxes", em português: "Nos dê uma chance de pagarmos nossos impostos".

"De maneira nenhuma tive a intenção de agredir o Ilton Lisboa. Queria apenas deixar a minha posição que é extremamente contrária à dele" que foi também extremamente contrária a minha. Mas opinião é opinião. Ele tem a dele eu tenho a minha" disse enfático Francisco. E continuou: "Mas Ilton, não sei porque, talvez de susto pela minha entrada na rádio, imaginou que queria agredi-lo e não me deu chances de expressar o meu ponto de vista" disse. E continua: "Acho que você Ilton está criticando uma coisa que não sabe e nem viu, pois minha intenção com este "slogan" é chamar a atenção dos americanos e também dos brasileiros para que estes se mobilizem em favor da reforma, só isto" concluiu.

Francisco, disse que corre um boato de ele tenha sido preso no local preso pela polícia de Framingham. Francisco nega isto, e afirma apenas que foi escoltado para fora da Rádio 650AM. "Lá fora, me deram um notificação para ficar à distância da emissora e também do radialista Ilton Lisboa", disse.

Francisco disse também que as camisetas não tinham cunho de levantar fundos pois estavam sendo vendidas a preço de custo: US$7.00 dólares cada. A intenção era apenas de divulgar entre a comunidade brasileira e americana a nossa situação de imigrantes indocumentados.

Fonte: Brazilian Times

Top News