Publicado em 15/07/2013 as 12:00am

APENAS QUATRO MESES

APENAS QUATRO MESES

Governo dos EUA reduz tempo de espera para liberar Green Card a parentes de cidadãos norte-americanos

 

da redação

 

O Immigrant Legal Resource Center (ILRC) divulgou na quinta-feira (11) uma importante nota sobre a obtenção de Green Card. Segundo a informação, os cônjuges de cidadãos dos Estados Unidos e filhos solteiros, que tenham menos de 21 anos de idade, terão uma redução no tempo de espera para a obtenção do Green Card.

Esta medida passará a valer a partir de agosto deste ano e se aplica apenas a parentes imediatos de cidadãos dos EUA. Assim que o documento entrar em vigor, estes casos serão colocados como “current”, ou seja, terão prioridade e deverão ser concluídos de forma imediata.

Segundo informações, o Departamento de Imigração concede cerca de 115 mil Green Cards, por ano, em processos de “imigração familiar”. Com esta medida, este processo passa a ser mais rápido e o prazo máximo para a conclusão serpa de quatro meses.

Os imigrantes que estão morando nos Estados Unidos poderão entrar com o processo junto ao Órgão de Cidadania e Serviços de Imigração (USCIS) e receberá a sua residência em quatro meses.

Mas os imigrantes que estão fora do país e aguardavam por esta medida, terão que participar de uma entrevista e ser notificados pelo Centro Nacional de Vistos do Departamento de Estado. Estes órgãos é quem determinarão a data.

Já os imigrantes indocumentados que entraram pelo México, não se qualificam para esta medida e precisam sair dos Estados Unidos, pedir o perdão, para depois esperar o tempo determinado pelo Departamento. É preciso ficar atento à esta observação, pois muitas pessoas se aproveitam para tirar dinheiro sob alegação de um processo, o qual não será aceito.

 

O CASTIGO

Promulgada em 1996, conhecida como Lei do castigo, os imigrantes que permanecerem ilegalmente nos Estados Unidos por mais de 180 dias são punidos com 3 anos sem poder reentrar no país. Se esta permanência ultrapassar 365 dias, a punição sobe para 10 anos.

Mas em maio deste ano, uma medida foi sancionada pelo presidente Barack Obama, a qual favorece os familiares imediatos de cidadãos americanos, que podem pedir que sejam anuladas estas punições e esperar pelo Green Card em território norte-americano.

Fonte: Brazilian Times