Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/08/2013 as 12:00am

Estão abertas as incrições para o Curso de Formação Continuada para Professores de Português como Língua de Herança

Estão abertas as incrições para o Curso de Formação Continuada para Professores de Português como Língua de Herança

Da redação

Dia 14 de setembro, terá início o primeiro módulo do Curso de Formação Continuada para Professores de Português como Língua de Herança, ministrado pela Professora Clémence Jouët-Pastré (Harvard) e pela Professora Gláucia Silva (U-Mass Dartmouth), com o apoio do Consulado-Geral do Brasil em Boston e do Governo Federal do Brasil.

O curso será híbrido, com sessões presenciais e atividades on-line. Neste semestre, serão abordados os temas de fonética, fonologia e ensino de gramática. Os inscritos que completarem o módulo receberão certificado. As inscrições deverão ser feitas online: pede-se aos interessados que enviem currículo e ficha de inscrição (em anexo) ao e-mail comunidade.boston@itamaraty.gov.br até o dia 9 de setembro. Serão oferecidas 40 vagas.

Os fluxos emigratórios do Brasil para os Estados Unidos intensificaram-se em meados dos anos oitenta. Após mais de duas décadas desse fenômeno, um contingente crescente de famílias brasileiras tem se dado conta da importância da promoção e manutenção da língua portuguesa e da cultura brasileira.

A fim de atender a essa demanda das famílias tem havido em todo território norte-americano a abertura de programas que visam a suprir essa mais do que legítima necessidade. O campo tem certamente se desenvolvido e o governo brasileiro através do Departamento de Promoção da Língua Portuguese (DPLP) tem apoiado as iniciativas da comunidade brasileira no exterior.

Nesse contexto, propomos um projeto dirigido especialmente aos professores brasileiros residentes fora do Brasil. Este projeto tem um formato constituído por uma série de oficinas interligadas de formação, atualização e valorização profissional. As oficinas serão ministradas semestralmente, em dois ciclos , perfazendo um total de 80 horas e serão abertas a interessados de todo os estados norte-americanos.

No primeiro módulo, será discutido, a partir de dados concretos, como a pesquisa tem demostrado que a língua portuguesa sofre mudanças significativas quando empregada por falantes de herança. Não se trata nem de língua materna, nem de língua estrangeira. Portanto, estamos falando de uma terceira modalidade.

No segundo módulo, será refletido sobre o ensino de gramática para aprendizes de herança. Alguns pesquisadores argumentam que os aprendizes de língua de herança costumam extrair pouco ou nada de aulas de gramática de língua estrangeira. Por outro lado, aulas e materiais projetados para falantes nativos também não atendem às necessidades dos aprendizes de herança. Diante desse quadro, cabe a pergunta: que gramática devemos ensinar (e como) em aulas de português como língua de herança? Este módulo explora algumas respostas a esta pergunta.

Serão oferecidas sugestões de atividades contextualizadas focalizando o ensino da escrita e da gramática para diversos níveis e convidaremos os participantes a criarem novas atividades.

 

SERVIÇO

Local – Consulado-Geral do Brasil em Boston (175 Purchase Street, Boston, MA)

Datas – aulas presenciais em 14 de setembro, 28 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro, sempre das 14h às 18h (além das aulas presenciais, haverá também atividades online)

Inscrições – Envio de formulário e currículo para comunidade.boston@itamaraty.gov.br

Fonte: Brazilian Times

Top News