Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2013 as 12:00am

Centro do Imigrante Brasileiro encontra com líder das trabalhadoras domésticas do Brasil

Centro do Imigrante Brasileiro encontra com líder das trabalhadoras domésticas do Brasil

O Centro do Imigrante Brasileiro faz parte da Coalizão de Trabalhadoras Domésticas de Massachusetts e vem lutando há cerca de 3 anos para que os direitos destas trabalhadoras sejam garantidos neste estado. Natalicia Tracy, diretora executiva do CIB, atua intensamente como liderança da campanha nos níveis estadual e nacional aqui nos EUA.

O Brasil, apesar de já ter uma legislação que incluía alguns direitos para as trabalhadoras domésticas brasileiras, recentemente avançou com a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que extendeu aos empregados domésticos os direitos dos demais trabalhadores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

No mês de julho, a organizadora das trabalhadoras domésticas do Centro do Imigrante Brasileiro, Andrea Gouveia, teve a oportunidade de encontrar a líder do movimento das trabalhadoras domésticas no Brasil e Presidenta da FENATRAD (Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas), Creuza Maria Oliveira, com quem pode aprender muito sobre o movimento das trabalhadoras domésticas no Brasil. De acordo com Creuza, “o grande desafio agora é a luta pela regulamentação da PEC”. Andrea também teve a oportunidade de falar sobre o movimento das trabalhadoras domésticas  que vem ocorrendo nos Estados Unidos, especificamente no estado de Massachusetts, e sobre a participação ativa das trabalhadoras brasileiras nesta luta. Segundo Andrea Gouveia, “a troca de experiências foi muito rica e é importante que as trabalhadoras domésticas do Brasil saibam que existem trabalhadoras brasileiras engajadas também neste movimento pela valorização do trabalho doméstico, que é um movimento internacional”

A PEC das Domésticas, como ficou conhecida a proposta no Brasil, garante a essa classe trabalhadora o direito, entre outras coisas, a ter recolhido o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e a receber indenização em caso de demissão sem justa causa. Esperamos que o Projeto de Lei das Trabalhadoras Domésticas de Massachusetts seja aprovado em breve aqui e garanta alguns direitos básicos para as nossas companheiras.  Para que isso aconteça, contamos com a participação das mulheres trabalhadoras da nossa comunidade. Participe das nossas reuniões, treinamentos e eventos. Entre em contato com o Centro do Imigrante Brasileiro atraves do telefone 617 783 8001 ou pelo email dw@braziliancenter.org. Para mais informações, visite o site www.braziliancenter.org.

 

Fonte: Brazilian Times

Top News