Publicado em 13/09/2013 as 12:00am

Simpósio reúne brasileiros que pesquisam nos Estados Unidos

Simpósio reúne brasileiros que pesquisam nos Estados Unidos

Cientistas do Dartmouth College, Harvard, Boston University e outras instituições apresentarão resultados de estudos em encontro no MIT

 

da redação

Estão abertas as inscrições para participação e apresentação de trabalhos no “Primeiro Simpósio da Comunidade Científica Brasileira na Nova Inglaterra”, evento que ocorrerá no dia 5 de outubro de 2013 no campus do Massachusetts Institute of Techonology (MIT), em Cambridge, Massachusetts.

Com o objetivo de aproximar acadêmicos brasileiros vinculados às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, professores e pesquisadores atuando em instituições na Nova Inglaterra apresentarão as linhas de pesquisa que desenvolvem em quatro painéis temáticos.

O simpósio tem apoio da FAPESP e terá palestras de pesquisadores como Marcelo Gleiser, do Dartmouth College, que falará sobre “Do Big-Bang à vida inteligente: as quatro eras da astrobiologia”, Hermano Krebs, do MIT, com “Robótica de reabilitação & robótica centrada no ser humano”, e Merav Opher, da Boston University, com o tema “Saindo do sistema solar com as sondas Voyager: o que aprendemos em como estrelas interagem com o meio interestelar”.

“Desafios ao controle da malária no Brasil”, com Marcia Castro, da Harvard School of Public Health, “Usando a neuroplasticidade para otimizar a terapêutica em neurologia e reabilitação”, com Felipe Fregni, da Harvard Medical School e Universidade de São Paulo, e “Desenvolvimento de tecnologias para a inclusão social e o fortalecimento comunitário”, com Leo Burd, do MIT, serão outros temas apresentados. José Almeida, presidente e CEO da Covidien, será o palestrante principal.

Fernanda Viégas (Google), Leonardo Riella (Harvard Medical School), Flavia Teles (The Forsyth Institute), Ricardo Teles (Harvard School of Dental Medicine) e Horacio Frydman (Boston University) serão outros pesquisadores brasileiros que residem na Nova Inglaterra e farão apresentações sobre temas diversos.

A programação contará com sessão de pôster na qual estudantes e pesquisadores poderão expor trabalhos, beneficiando-se do contato próximo com cientistas brasileiros de áreas diversificadas. Durante o simpósio haverá também um painel onde serão discutidas as vantagens e os desafios da formação acadêmica no exterior.

Palestras adicionais serão proferidas divulgando as oportunidades de pesquisa no Estado de São Paulo, assim como as atividades do Programa MIT-Brasil e da Rede Diáspora Brasil, iniciativa da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).

Haverá, ainda, oportunidades de visitar laboratórios do MIT. Os organizadores do evento esperam com isso “favorecer um senso de comunidade científica brasileira no exterior, que promova oportunidades de intercâmbio, orientação e colaboração interdisciplinar entre os participantes”.

O simpósio conta com apoio do Programa MIT-Brasil, Santander Universidades, FAPESP e ABDI e está sendo organizado, em parceria, pelo Consulado-Geral do Brasil em Boston, Dartmouth College, MIT e pela rede de Pesquisadores e Universitários Brasileiros em Boston (PUBBoston). O evento será realizado no MIT Stata Center, Kirsch Auditorium (32-123).

Fonte: Brazilian Times