Publicado em 20/09/2013 as 12:00am

Chef brasileiro cria prato inusitado e transforma sopa premiada em bolinho frito

Chef brasileiro cria prato inusitado e transforma sopa premiada em bolinho frito

Luciano Sodré

O proprietário do The Skipper Restaurant & Chowder House em South Yarmouth, região de Cape Cod (Massachusetts) , Alan Delaney, se tornou destaque na mídia depois que criou um prato inovador ao lado do chefe de cozinha, o mineiro Caio Barroso.

Delaney e o chefe Caio iniciaram um processo para transformar uma sopa de mariscos, premiada em três competições, em algo sólido. Depois de algumas experiências, eles conseguiram criar algo mais consistente e que foi mergulhado na farinha de trigo, depois no ovo e em seguida na farinha de rosca e finalmente seria frito.

Quando eles perceberam que acabaram de criar um prato único e inédito, sentiram a sensação de que “era ouro”. Acompanhado de um molho , os bolinhos se tornaram a sensação da região e tem atraído muitos clientes para o estabelecimento, desde a sua estreia há cerca de uma semana.

Caio é natural de Guanhães (Minas Gerais) e mora nos Estados Unidos há 25 anos. Ele conta que desde que chegou a este país trabalhou em restaurantes. “Ao longo do tempo adquiri experiência e fiz cursos para me tornar um chef de cozinha”, disse.

Em uma entrevista, ele explicou como surgiu a ideia. Segundo Caio, ele e o dono do restaurante estavam conversando quando surgiu a pergunta: “Por que não aproveitar o sucesso da sopa para criar algo em torno dela?”.

A partir de então, conforme ele conta, os dois iniciaram o processo, como alquimistas, para descobrir os ingredientes que poderiam deixar o produto líquido em textura para ser frito. “Depois de alguns testes conseguimos chegar à mistura perfeita e nossos bolinhos se tornaram um sucesso”, festeja.

Fonte: Brazilian Times