Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/09/2013 as 12:00am

EU QUERO FICAR

EU QUERO FICAR

Organizador do “Movimento Brasileiro pró Cidadania” fala sobre o evento

 

da redação

Considerado um evento inédito para a comunidade brasileira e que conta com o apoio de quase todas as entidades, associações e outras representatividades brasileiras, o “Noite da Cidadania – Reforma Imigratória Já”, acontecerá no sábado (21) na cidade de Framingham (Massachusetts). Em uma conversa com a redação do jornal Brazilian Times, o pastor Josimar Salum, um dos organizadores explicou como tudo aconteceu e o que é esperado para este dia.

Salum conta que tudo teve início no ano de 2005, quando um grupo de pastores e líderes organizaram a BMNET – Rede de Ministros Brasileiros. “Um dos propósitos é servir a comunidade como uma voz representativa e lutar por justiça social”, explica.

Em fevereiro deste ano, o grupo se reuniu com o Lew Finfer, líder da Massachusetts Communities Action (MCAN), para estudar um plano e traçar metas para lutar por quatro frentes de benefícios para a comunidade brasileira. “A primeira questão é uma reforma imigratória já, seguida pelo fim total das deportações, aprovação a nível estadual de uma lei que libere carteira de motorista para todos e o aumento do salário mínimo para $11.00 (pouco mais de R$ 25,00, por hora”, disse ressaltando que um projeto para conceder a Drivers License está tramitando no congresso estadual.

Salum ressalta que após esta reunião, todos saíram convictos de que naquele momento estava sendo iniciado um “Movimento Brasileiro pela Cidadania”, o qual extrapolaria qualquer organização e seria maior que a BMNET e qualquer outra entidade. “Vamos ultrapassar fronteiras isso se tornou uma causa para todos os brasileiros que vivem na Diáspora não somente aqui na América, mas em outros países”, disse.

Para a noite de sábado, o evento já conta com a confirmação de algumas autoridades de Massachusetts. Entre elas estão o Representante Tom Conroy, Senador Jamie Eldridge, e Senadora Karen Spilka. O Senador Will Brownsberger enviará um representante e o grupo ainda aguarda a confirmação do Representante Chris Walsh, de Framingham, e da Representante Danielle Gregoirie, de Marlborough, entre outros.

O evento recebeu apoio de diversas entidades e empresários brasileiros e uma lista de quem está apoiando pode ser vista no site criado para esta causa: www.euqueroficar.com. Salum ressalta que o “Movimento Brasileiro pela Cidadania” é de pessoas, indivíduos, líderes ou não. “A Noite da Cidadania tem o apoio de muita gente boa e muitos são líderes importantes em suas organizações. As entidades que mais estão apoiando – e isto é inédito – são as Igrejas católicas e evangélicas”, continua.

O local do evento será a High School de Framingham, onde cabem 600 pessoas no auditório. Salum complementa que o grupo estuda a realização de outros eventos que tragam benefícios para a comunidade brasileira que vive nos Estados Unidos. “Muita coisa boa já existe e funciona em nosso meio. Apoiamos e nos unimos a todas elas”, disse ressaltando que “um movimento como este deve continuar sendo um movimento. Trabalharemos para não institucionalizá-lo”.

Após este sábado, o grupo pretende enviar dois dois representantes ao Congresso dos Estados Unidos durante as votações da Reforma Migratória. “Vamos continuar abertos ao diálogo com as autoridades americanas em todos os níveis”, acrescenta.

Na programação está a apresentação de cantores e grupos musicais e os organizadores esperam que todos captem a mensagem e se unam nesta manifestação. “Pedimos para que todos levem bandeiras americanas para expressar o carinho e respeito que temos pelo país”, fala.

O evento começará às 18h com término previsto para as 22h. Neste período, haverá uma hora de programação formal, cívica com os políticos presentes. “Crianças farão uma apresentação linda representando aqueles que já foram deportados e em uma só voz vamos dizer eu quero ficar”, conclui.

Os interessados em participar deste momento no sábado ou obter mais informações sobre como ajudar é só entrar em contato através dos telefones (508) 361-3495 ou (617) 633-9063 ou acessa o site www.euqueroficar.com

Fonte: Brazilian Times

Top News