Publicado em 19/02/2014 as 12:00am

ONG quer inscrever brasileiros em seguro de saúde em MA

lança campanha para inscrever brasileiros em seguro de saúde em MA

Em campanha oficialmente lançada na última semana, durante solenidade em Dorchester- MA, a entidade sem fins lucrativos Health Care For All (HCFA) planeja sensibilizar e informar os brasileiros residentes em Massachusetts acerca de como a comunidade pode se beneficiar com as novas regras da Reforma Nacional de Saúde, que já está em vigor. A entidade tem a intenção de ajudar famílias e crianças que estão atualmente sem seguro a escolherem as melhores opções de cobertura de seguro de saúde.

Com profissionais que falam diversas línguas para atender as comunidades imigrantes, a Health Care for All também inclui profissionais que falam português para melhor atender os brasileiros. Durante evento ocorrido na última quarta-feira(12), no Catholic Charities Teen Center, em Dorchester – MA, foi divulgado o cronograma da campanha “Connecting Kids to Care”, que terá duração de 4 semanas e incluirá a presença da entidade em eventos públicos, comunicação com a imprensa comunitária e étnica e distribuição de materiais educacionais para indivíduos e famílias em todo o estado. Famílias irão ser instruídas a ligar para a  Linha de Ajuda (1800-272-4232) do HCFA, que conta com uma equipe de conselheiros e profissionais preparados para melhor atender as comunidades que falam espanhol e português.

Durante apresentação do programa, Amy Whitcomb Slemmer, diretora-executiva da Health Care For All, pontou a importância da assistência por telefone.  "A Linha de Ajuda da Health Care For All ouve todos os dias as famílias de todo o estado que precisam de assegurar que as crianças e famílias obtenham e mantenham a cobertura que precisam", afirmou Amy. "Esta campanha de divulgação ajudará a as pessoas a se dirigirem aos conselheiros experientes e profissionais que podem responder a questões complicadas e ajudar as  famílias com o processo de aplicação. Essas famílias enfrentam barreiras para a cobertura contínua. Elas enfrentam complexidades administrativas que criam dificuldades na capacidade de obter e manter a cobertura que necessitam" completou.

Com a implementação da reforma nacional de saúde, existem mais opções de seguros acessíveis e disponíveis para aqueles que ainda estão sem um plano de saúde. Segundo a entidade, a reforma vai propiciar mais acessibilidade financeira para muitas famílias em Massachusetts, incluindo aqueles indivíduos e crianças que anteriormente não se qualificavam, mas graças às novas regras, podem se qualificar. As crianças podem ter cobertura para consultas médicas e odontológicas, internações, serviços de saúde mental, medicamentos e muito mais. “Para que Boston possa ser uma das cidades mais saudáveis ​​nos Estados Unidos, temos de garantir que todos tenham igualdade ao acesso à  saúde, independentemente da língua que falam" disse Felix G. Arroyo, Diretor de Saúde e de Serviços Humanos da Cidade de Boston.

A Health Care For All é responsável por ajudar centenas de famílias em todo o estado de Massachusetts a conseguir seguro de saúde e já se tem vários casos de sucesso envolvendo a recém-lançada campanha. “Eu tenho muitas preocupações trabalhando em tempo integral e cuidando de minhas duas filhas, e não quero ter que me preocupar com  o seguro de saúde da minha família. Liguei para a Linha de Ajuda da Health Care For all  e graças a eles, eu tenho cobertura de saúde que eu precisava para a minha família, o que é um grande alívio. Para mim, a saúde vem em primeiro lugar. Ter seguro de saúde me traz a paz de espírito que eu preciso” disse  Lissette Gotera, uma residente de Framingham. Ambas as filhas estão cobertas pela MassHealth  Standard. Danielle Contao, residente de  Weymouth, também  expressou as mesmas preocupações de Gotera.  “Para mim, foi muito importante ter um seguro médico. Foi  mais importante obter a cobertura para o meu filho Kayke. Antes, eu vivia preocupada porque recebia contas de hospitais e a minha família não tinha condições de pagar. Depois liguei para a Linha de Ajuda da Health Care For All e minha família conseguiu seguro médico e agora temos os cuidados que precisamos” disse Danielle Contao. Estima-se que cerca de 3,000 crianças em Massachusetts não têm seguro médico. A campanha “Connecting Kids to Care” renovará a cobertura de seguro de saúde para 2,000 crianças já registradas e se inscreverá 700 novas crianças que estão sem seguro e ainda reduzirá a taxa em 10% do número de crianças que perdem o seguro todos os anos e que recorrem à Linha de Ajuda da Health Care For All. A campanha termina no dia 14 de Março. O telefone da Linha de Ajuda da Health Care For All é 1 (800)-272-4232.

Fonte: (da redacao)