Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/02/2014 as 12:00am

Feira do imigrante brasileiro acontece em Somerville (MA)

Feira do Imigrante brasileira acontece em Somerville (MA)

Neste domingo, dia 23 de fevereiro, o programa SomerVIVA, da prefeitura de Somerville, junto `a Paróquia de Santo Antônio , na 12 Properzi Way, sob administração  do Padre Ademir Guerini, estarão promovendo a Feira do Imigrante Brasileiro, de 10:00 `as 2:00.

Esta feira visa informar nossa comunidade imigrante sobre os serviços oferecidos pelos diversos departamentos da prefeitura, assim como de organizações que trabalham prestando assistência em varias áreas aos brasileiros e falantes da língua portuguesa.

O prefeito de Somerville, Joe Curtatone, estará presente ao evento fazendo um pronunciamento `as 11:00, em apoio a questões relacionadas aos nossos imigrantes, como por exemplo o projeto da carteira de motorista, entre outros, além de trocar ideias com a comunidade.  Contaremos também com a participação de organizações não governamentais promovendo serviços de cidadania, saúde, educação e direitos civis, ao som de música ao vivo e muita animação.   

 “Oportunidades como esta permitem que nossa comunidade interaja entre si e especialmente obtenha informações importantes sobre serviços disponibilizados pela cidade e organizações que desenvolvem um trabalho em beneficio dos imigrantes. A cidade de Somerville tem sido um exemplo, criando o programa SomerVIVA , de engajamento, participação, cidadania e enlace comunitário, destinado `as comunidades imigrantes falantes da língua portuguesa, espanhol e crioulo haitiano”, afirma Adriana Fernandes, vínculo comunitário em português do programa SomerVIVA, que completa: “ Sinto-me privilegiada por trabalhar neste projeto da prefeitura de Somerville, que busca facilitar e  encorajar o acesso de todos os residentes aos serviços da cidade, especialmente aqueles que, por causa da barreira da língua ou motivos diversos, não têm tido a chance de participar ativamente das discussões comunitárias e contribuir com sugestões baseadas em suas próprias necessidades”  Ainda segundo ela, isto esta mudando, afinal : “em Somerville, nós falamos a sua língua”.

O prefeito de Somerville, Joe Curtatone, filho de imigrantes italianos, está convencido de que a voz das comunidades imigrantes de Somerville deve ser ouvida e que as necessidades destas devem ser devidamente consideradas e atendidas. A cidade de Somerville tem vários decretos e pronunciamentos que apoiam estas comunidades. A Igualdade de Direitos de Somerville proíbe claramente a discriminação com base na condição imigratória do residente, sua nacionalidade, raça e/ou outros fatores desta ordem.

"Nenhuma pessoa em nossa cidade será sujeito a discriminação em assuntos que dizem respeito a habitação, emprego, educação, contratos, compras, entre outros, com base na idade, ascendência, nacionalidade, cor, insuficiências, situação econômica, etnia, status familiar/matrimonial, sexo, situação militar, raça, religião, orientação sexual ou fonte de rend.”, Joe Curtatone

Aproveitamos esta ocasião para convidar a nossa comunidade brasileira a participar das reuniões sobre o orçamento municipal, não só para o próximo ano fiscal, mas também para um planejamento de longo prazo, a serem realizadas em três datas descritas abaixo, sob a liderança do prefeito Joe Curtatone. No dia de sua posse este ano, rumo a um novo mandato, o prefeito de Somerville declarou frente ao grupo de vereadores “ Esse não será chamado de meu orçamento, mas de nosso”. Todas as reuniões contarão com intérpretes para facilitar a comunicação entre os presentes.

 O programa SomerVIVA incentiva a participação de cada residente, especialmente de nossa comunidade falante da língua portuguesa, para que venhamos a contribuir na construção de uma cidade que reflita as nossas necessidades e continue sendo este mosaico de culturas que faz de Somerville um lugar melhor para se viver.

 

 

Fonte: (da redação)

Top News