Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 9/03/2014 as 12:00am

'Não cederemos', diz Ucrânia sobre a Crimeia

'Não cederemos nem um centímetro', diz premiê da Ucrânia sobre a Crimeia

A Ucrânia não irá ceder “'nem um centímetro de sua terra” à Rússia, que ocupa há uma semana a península ucraniana da Crimeia, disse neste domingo (9) o primeiro-ministro ucraniano, Arseni Yatseniuk.“Esta é nossa terra. Não cederemos nem um centímetro. Que a Rússia e seu presidente saibam disso”, afirmou Yatseniuk ao discursar em uma comemoração em Kiev do 200º aniversário do nascimento do poeta e herói nacional ucraniano Taras Sevchenko. O chefe do governo interino ucraniano reconheceu que a Ucrânia está "perante o maior desafio para o país e para o povo em toda a história da independência" e se perguntou se serão "capazes de superar este desafio". "Nossa resposta só pode ser uma: sim, venceremos", porque, acrescentou, "conosco está a verdade, está Deus, está a Ucrânia e está nosso grande Taras".

Ao mesmo tempo, o ministro da Defesa da Ucrânia, Igor Teniuj, garantiu que não planeja enviar tropas à Crimeia. "Não estava nem está previsto nenhum movimento nem deslocamento das Forças Armadas em direção à Crimeia. (As Forças Armadas) realizam seu trabalho rotineiro", afirmou Teniuj em uma sessão do governo em Kiev. Na mesma sessão, Yatseniuk afirmou que irá aos Estados Unidos esta semana para discutir o impasse com a Rússia. “Vou aos EUA para realizar reuniões de alto nível sobre como resolver a situação se desdobrando em nossas relações bilaterais e multilaterais”, afirmou o premiê mais tarde, no início de uma reunião governamental em Kiev.

Ele não deu detalhes nem divulgou a dada da viagem. Os níveis de tensão cresceram muito na região nos últimos dois dias, desde quando a liderança regional declarou que agora faz parte da Rússia e anunciou um referendo em 16 de março para confirmar a mudança. O presidente russo, Vladimir Putin, declarou há uma semana que a Rússia tem o direito de invadir a Ucrânia para proteger cidadãos russos, e seu Parlamento aprovou uma mudança na lei para que fique mais fácil anexar territórios. Até agora, a tomada russa da península localizada no Mar Negro não teve violência, mas as forças da Rússia têm ficado cada vez mais agressivas contra as tropas ucranianas, cercadas em bases e sem oferecer resistência.

Fonte: (g1)

Top News