Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/03/2014 as 12:00am

Universidades de MA e SC firmam parceria histórica

Universidades de Massachusetts e Santa Catarina firmam parceria que pode trazer estudantes do Brasil aos EUA

Estudantes da Bridgewater State University e da Universidade Federal de Santa Catarina podem se beneficiar de uma parceria de  Intercâmbio cultural e educacional entre as duas instituições, que acaba de ser divulgada em Massachusetts.

A parceria, fruto da missão do governador Deval Patrick em 2011, vai oferecer desde bolsas até oportunidades de estudantes de ambos os países trocarem experiências em programas de Intercâmbio de tempo limitado. O presidente da Bridgewater State University, Dana Mohler-Faria, foi um dos convidados de Patrick para a missão no Brasil,  o que possibilitou a conexão entre as duas universidades. ‘Durante a missão ao Brasil foi determinado como a parceria poderia beneficiar ambas instituições, oferecendo aos estudantes de Massachusetts a oportunidade de estudar em um país com uma das maiores economias do mundo’ afirmou Michael Kryzanek, diretor-executivo do Center for International Engagement da Bridgewater State University.

De acordo com Kryzanek, Massachusetts tem uma das maiores concentrações de brasileiros dos EUA, os quais muitos deles aplicam para a Bridgewater todos os anos. A parceria pode causar ainda mais impacto na comunidade, incentivando ainda mais pessoas da comunidade brasileira a aplicar para a universidade no futuro. ‘Vai também oferecer aos brasileiros radicados em Massachusetts, a oportunidade de ir estudar em seu país natal, onde estão muitos de seus familiares. A parceria dá uma outra dimensão a intenção inicial da iniciativa, que é causar impacto na diversidade étnica do nosso campus’ completa Kryzanek.

Para a universidade situada em Massachusetts, a parceria dá também a chance de estudantes americanos realizarem programas de de  Intercâmbio temporário, onde terão a oportunidade de estudar por um ou mais semestres na Universidade Federal de Santa Catarina em vários campos de estudo, desde Matemática até Belas Artes e Letras.

A escolha por Florianópolis foi pela segurança e localização, que inclui algumas das mais belas praias do Brasil, o que poderia incentivar mais estudantes americanos a ir ao Brasil atraídos não somente pela oportunidade de estudar, mas também de vivenciar a experiência de morar em um local paradisíaco. ‘Vai dar a chance do intercambista de morar em um ótimo lugar, muito atrativo e turístico’ afirma Kryzanek. Segundo ele, a localização – uma hora de voo até o Rio de Janeiro, também contribuiu para a escolha do estado como local da parceria. ‘Tivemos um estudante que graduou na Bridgewater e está fazendo mestrado em Santa Catarina atualmente. As duas universidades estão trabalhando juntas para garantir que ele possa terminar os estudos no Brasil e até mesmo receber alguma assistência financeira durante o seu período no país’ afirma o diretor.

Para mais informações sobre a parceria e a Bridgewater State University, entrar no site www.bridgew.edu.

Fonte: (da redação)

Top News