Publicado em 28/03/2014 as 12:00am

PIB deve crescer em média 4% ao ano de 2014 a 2022, diz Mantega

PIB deve crescer em média 4% ao ano de 2014 a 2022, diz Mantega


A economia brasileira deve crescer, em média, 4% ao ano entre 2014 e 2022, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. No que ele chamou de "novo ciclo da economia", os investimentos devem crescer 7% ao ano, e o PIB per capita, 33,2% no mesmo período.

Segundo Mantega, que apresentou aula magna na Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV), a economia mundial está saindo da crise e os próximos anos serão de recuperação

Questionado sobre a condução das políticas monetária e fiscal do país para este ano, Mantega garantiu que a inflação “não passará dos limites”, apesar de haver pressões inflacionárias, principalmente dos alimentos, e que o governo cumprirá a meta proposta de superávit de 1,9% do PIB.

Sobre o câmbio, o ministro disse que "continuará flutuando. Portanto, não sabemos se ele vai para cima ou vai para baixo. Nós hoje temos um cenário internacional mais calmo. O cenário que havia ficado nervoso uns meses atrás por causa do tapering [retirada de estímulos à economia dos EUA] hoje está, me parece, assimilado. Então, há mais segurança no cenário internacional. Diminui a chamada aversão a risco".

Déficit de infraestrutura
“No novo ciclo, temos desafios para enfrentar. Brasil tem déficit de infraestrutura. A economia cresceu, mas temos deficiência que vem lá de trás. Estamos correndo contra o tempo, procurando fazer investimentos. Precisamos de investimento também em capital humano. Temos que aumentar a produtividade. Temos que reduzir custos e ter mais inovação tecnológica.”

Fonte: (da redação)

Top News