Publicado em 7/04/2014 as 12:00am

Encontros dão oportunidade para prática do Inglês em MA

de Inglês para i

Conhecida por seus vários programas de inclusão de imigrantes, a cidade de Somerville também está ganhando destaque pelas iniciativas que está tomando com os idosos residentes da cidade. A Council on Aging Senior Project de Somerville promove aulas de Inglês no Somerville Senior Center para imigrantes de idade avançada, sendo muitos deles brasileiros.

Nomeado COA English, o encontro entre imigrantes idosos tem ocorrido há mais de um ano, e além das aulas de conversação, atividades sociais entre os idosos ajudam na compreensão e aprendizado da língua. A brasileira Luiza Miranda é uma das alunas do projeto e durante a conversação, os imigrantes recebem dicas de como melhor conjugar os verbos e realizar uma conversação mais efetiva na língua inglesa.

Com membros de várias etnias, o grupo conta com aproximadamente 15 indíviduos, e a cidade de Somerville tem trabalhado para diversificar ainda mais o leque cultural dos encontros, além de incentivar a entrada de mais idosos brasileiros, que muitas vezes vem ao país sem conhecimento da língua, e tem dificuldade de aprender e se comunicar efetivamente devido a idade avançada.

Todas as terças e quartas-feiras de manhã, os membros do grupo de conversação se encontram para falar como foi o fim de semana, contar novidades ou dividir informações particulares e interessantes do país nativo de cada participante. Segundo a diretora do grupo, Janine Lotti, a iniciativa incentiva que os brasileiros se sintam mais confortáveis de conversar em outra língua que não seja a nativa, e os resultados em aprendizado são muito efetivos. " É uma oportunidade de praticar a língua inglesa em um lugar em que os participantes se sintam seguros, que eles se sintam confortáveis em errar na hora de falar, e que eles possam se expressar da maneira que quiserem " afirma Lotti.

A brasileira Luiza Miranda afirma que gosta tanto do programa que quando o prefeito de Somerville, Joe Curtatone, visitou a sua igreja em uma ocasião, ela não economizou elogios ao grupo e a Lotti. "Uma ótima professora, e um grupo muito bacana de senhoras, onde conversamos, fazemos amizades, e comemos uma boa comida também" afirmou ela ao portal Wicked Local.

Fonte: (Wicked Local / Agência ABTN / Photo credit - Daily News Staff Photo)