Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/04/2014 as 12:00am

Premiê acusa Rússia de querer 'desmembrar a Ucrânia'

Premiê acusa Rússia de querer 'desmembrar a Ucrânia'


O primeiro-ministro ucraniano Arseni Yatseniuk acusou nesta segunda-feira (7) a Rússia de estar por trás dos protestos e das ocupações de prédios oficiais das últimas horas com o objetivo de "desmembrar" o país.

"Há um plano para desestabilizar a situação, um plano para que as forças estrangeiras atravessem a fronteira e tome o território do país, mas não vamos permitir", disse Yatseniuk.

"O roteiro está escrito pela Federação Russa e seu único objetivo é desmembrar a Ucrânia", compleou.

A tensão aumentou no domingo (6) na região leste do país, que tem população majoritária de língua russa, onde grupos de manifestantes pró-Moscou atacaram e ocuparam edifícios oficiais nas cidades de Kharkiv, Lugansk e Donetsk.

Para tentar acalmar a situação, o ministro do Interior, Arsen Avakov, viajará a Kharkiv e o vice-primeiro-ministro responsável por questões de segurança, Vitali Iarema, a Donetsk, anunciou o chefe de Governo.

Avakov afirmou nesta segunda que a administração regional de Kharkiv, ocupada durante o fim de semana, foi "totalmente liberada de separatistas".

Uma correspondente da AFP observou a entrada de funcionários ucranianos no local do prédio, mas perto do edifício permaneciam posicionados manifestantes dos dois lados.

Fonte: (g1)

Top News