Publicado em 18/04/2014 as 12:00am

Mais de 1.700 pessoas juram bandeira em MA

Imigração da Cidadania para mais de 1.700 pessoas

Mesmo diante de tantas deportações durante o governo Obama, o sonho tão esperado ainda acontece anualmente para milhares de pessoas.

Na quinta dia 17, no World Trade Center em Boston o departamento de Naturalização e Imigração USCI realizou a cerimônia na qual deu cidadania americana a 1,734 imigrantes de dezenas de países, incluindo 119 brasileiros.

Segundo Paula Grenier, Public Affairs Officer of USCI, na última década se legalizaram recebendo a cidadania aproximadamente 6.6 milhões de imigrantes, somente em 2013 foram 778,127 pessoas de diversas nacionalidades.

Em geral a pessoas tem que ter mais de 18 anos, ser um residente nos Estados Unidos com seu Green Card a no mínimo 5 anos, estar presente no pais no mínimo 30 meses antes da legalização, ter boa conduta e caráter sem sérios antecedentes criminais, ter condições de falar, ler e escrever inglês, ter conhecimento sobre o governo e a história do pais, onde fará um teste para isto e por último e considerado mais importante ao Governo Americano que é fazer o chamado “Oath Allegiance” que é o Juramento de Fidelidade”.

No caso dos casais, um ou outro pode se naturalizar depois de 3 anos após o acontecimento de uma das partes. Existem ainda diferentes formas de naturalização para menores de 18 e militares que se enquadram dentro da “Form N-600”.

Mas de uma maneira ou de outra, poder tirar o seu passaporte Americano e definitivamente abrir as portas a esta liberdade tão almejada por milhares ainda são poucas diante da magnitude em numero de emigrantes nos Estados Unidos.

Nesta ocasião,  dentre os brasileiros, foi a vez de Ana Paula do Carmo, que foi fazer o conhecido “Juramento de Bandeira”, Ana Paula chegou  a contratar os serviços de cinematografia e fotografia do Lexus Studios, que criara um filme contando sua historia aqui nos Estados Unidos. “É um dia de realização, um dia que marca com vitória a nossa conquista depois de tantos anos de luta” completa Ana Paula. Adairton do Brazilian Times também foi um dos privilegiados neste dia.

As cerimônias acontecem semanalmente em diversas localizações, porem sempre tendo uma em especial como foi o caso desta em Boston, aonde tiveram a participação de diversas autoridades públicas e 131 países representados por seus novos cidadãos.

Fonte: (da redação)